Sport x Grêmio – por Lucas Fitipaldi

O Sport perdeu para o Grêmio: 1×0 em plena Ilha do Retiro, sob o olhar de pouco mais de 23 mil rubro-negros e alguns poucos gremistas. Com o resultado, o Leão deixou o   G-8 – grupo dos oito mais bem colocados na Série B – e agora ocupa o 11º lugar com os 18 pontos, alcançados na 11ª rodada. Já o tricolor Gaúcho assumiu o quinto lugar na classificação, com 21 pontos.

Jogando um futebol muito abaixo do esperado, o time rubro-negro frustrou seu torcedor, com uma apresentação falha em vários setores. Ficou clara a falta de objetividade do time, que não teve criatividade para furar o sistema defensivo implantado pelo treinador Mano Menezes, do tricolor Gaúcho.

Durante todo o jogo o Sport dava a impressão de não saber o que fazer com a bola. Tinha sua posse, chegava constantemente ao ataque, mas se limitava a girá-la de um lado para o outro sem conseguir criar chances reais de gol. E, ao contrário do time rubro-negro, o Grêmio sempre soube o que deveria fazer dentro da partida. Jogou fechado, mas saindo muito bem nos contra-ataques – principalmente no segundo tempo – aproveitando os espaços que dava a equipe leonina, por sair desordenadamente ao ataque.

Entretanto, é importante ressaltar que o Grêmio do segundo tempo foi bem melhor que o do primeiro. Na primeira etapa, o goleiro Magrão teve poucas vezes sua meta ameaçada. Em compensação no segundo tempo, o tricolor do sul poderia ter marcado pelo menos mais duas ou até três vezes. O lado esquerdo do setor defensivo rubro-negro ficou muito vulnerável na etapa complementar. E foi por ali que o Grêmio marcou logo no início da etapa final. O lateral-esquerdo Marquinhos deixava muitos espaços daquele lado.

Analisando o jogo como um todo, algumas lições podem ser tiradas da partida de ontem. É notável que o lugar de Cleiton Xavier não é na lateral-direita. Seu desempenho naquela faixa do campo mais uma vez não agradou – ele foi deslocado para a posição após a saída de Sérgio, contundido. Marquinhos não consegue marcar com eficiência e deixa muitos espaços nas “suas costas”. Adriano Chuva nem de longe é aquele jogador de 2003 e por mais que alguns possam discordar, Vinícius fez falta sim! O centro-avante rubro-negro é fundamental no esquema de jogo de Zé Teodoro. Seu substituto, Rodriguinho, esteve totalmente desnorteado enquanto esteve em campo – até ser expulso.

Na próxima rodada o Leão vai à Anápolis enfrentar a Anapolina, que está na zona de rebaixamento. É o 17º colocado na tábua de classificação, mas à apenas três pontos do Sport. Só a vitória interessa ao Rubro-Negro nesta partida. Afinal, o time já vem de duas derrotas. E, na gangorra da Série B, um terceiro resultado negativo consecutivo pode significar o caos na Ilha do Retiro. Entretanto, se vencer, deverá voltar à zona de classificação, há sete rodadas do fim da primeira fase. Mas, a classificação tranqüila – com alguma rodada de antecedência – após o jogo de ontem, já pode ser considerada uma utopia.

Foto: JC Imagem