Sport sem poder de reação

Se é uma questão psicológica, problema de qualidade técnica, baixa auto-estima ou pressão, ninguém sabe explicar. Mas o fato é que o Sport não tem poder de reação. A derrota do último sábado para o Grêmio em plena Ilha do Retiro, com todo o apoio da torcida, só veio a confirmar esta tese. No atual Campeonato Brasileiro da Série B, os rubro-negros foram mal em todas as vezes que saíram atrás no placar. Quando levam um gol de frente, ou perdem ou empatam.

A estatística negativa para os comandados de Zé Teodoro começou a tomar forma logo na abertura da competição. O Sport foi à cidade de Manaus enfrentar o São Raimundo. Os anfitriões saíram na frente antes dos dez minutos de jogo, os pernambucanos empatarem três minutos depois, mas não chegaram à virada. Este, aliás, foi o único empate do Leão da Praça da Bandeira nas circunstâncias descritas. O time saiu de campo sem somar pontos na classificação nas outras cinco vezes que iniciou a partida em desvantagem no marcador .

As piores derrotas foram exatamente a de sábado, para o Grêmio (0x1), e a da terceira rodada da Série B, para o Santo André (1×2), pelo simples fato de que o time estava jogando com a torcida a favor. As outras três, contra Ituano (2×1), Vitória (3×2) e Avaí (3×0), aconteceram fora de casa. O contrário também acontece. O Sport mantém a supremacia todas as vezes que sai na frente. Foi assim contra União Barbarense (2×0), Guarani (1×0), Ceará (3×0), Paulista (1×2) e Vila Nova (5×2).