Sport precisa de mais 15 pontos

A segunda derrota na Ilha (quinta no geral) obriga o Sport a melhorar seu desempenho para garantir a classificação aos quadrangulares semifinais da Série B do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro tem ainda oito jogos a cumprir na primeira fase da competição.No momento, o Leão tem apenas 46,2% de aproveitamento – 18 pontos ganhos de 39 possíveis. Para conseguir uma das oito vagas, o time leonino precisa chegar aos 33 pontos. Para atingir essa meta terá que somar mais 15 de 24 pontos em disputa, o que lhe forçará a cravar, pelo menos, 62,5% de aproveitamento nesses jogos.


O Sport terá quatro desafios em casa – Náutico (30/7), Criciúma (9/8), Bahia (23/8) e Gama (10/9) – e quatro fora – Anapolina (próxima sexta-feira), Caxias (5/8), Marília (20/8) e Portuguesa (30/8). Como, no máximo, só poderá ganhar mais 12 pontos na Ilha, terá que buscar a vaga longe de seus domínios.


“Temos a obrigação de recuperar esses pontos perdidos em casa. Neste momento, precisamos ter tranqüilidade para superar as adversidades”, diz o técnico Zé Teodoro, numa espécie de discurso de permanência à frente do time. Com a derrota em casa para o Grêmio, por 1×0, sábado, parte da torcida voltou a pedir a sua cabeça. A diretoria o manteve.


A tarefa será árdua. Quando se trata de atuar como visitante o rendimento leonino é de apenas 28,6%, fruto de uma vitória (Paulista), três empates (São Raimundo, CRB e Santa Cruz) e três derrotas (Ituano, Vitória e Avaí). Só para se ter uma idéia, o Santa Cruz, líder neste quesito, tem 72,2%. Atuando na Ilha, o rubro-negro vinha bem, mas viu seu índice despencar de 80% para 66,6%.


“Os problemas com suspensões e contusões fazem com que o time mude a cada rodada, o que é ruim já que precisamos de continuidade para pegar entrosamento e conjunto”, explica Teodoro.


Outro problema a ser superado é o baixo rendimento que a equipe apresenta quando enfrenta adversários que estão posicionados na metade de cima da tabela de classificação (do 1º ao 11º lugar): 23,8%, resultado de cinco pontos ganhos em 21 possíveis. No momento, três de seus oito adversários estão neste segmento: Náutico, Marília e Portuguesa.


Em compensação, o time vai bem quando enfrenta a metade de baixo (12º a 22º lugar) e tem o melhor aproveitamento da Série B, com 72,2%, ao lado do Náutico. O curioso é que os cinco adversários do Leão, nessa parte da tabela, estão hoje na zona de rebaixamento.


Um deles é a Anapolina, com quem o Leão duela sexta-feira, no Jonas Duarte, em Anápolis (GO). Para esta partida, Teodoro não poderá contar com o atacante Rodriguinho, suspenso. O lateral-direito Sérgio sentiu o joelho direito e será reavaliado hoje na reapresentação. Nesse mesmo setor, Russo ainda se recupera de uma distensão muscular na coxa direita. Outro em recuperação do Departamento Médico é o atacante Vinícius com dor na panturrilha direita. Os zagueiros Léo Oliveira e Romildo devem ficar à disposição da comissão técnica, após passagem pelo DM.