Sport perde em casa e deixa G8

Após três rodadas no G8, o Sport deixou a zona de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro ao perder para o Grêmio por 1×0, ontem à tarde, na Ilha do Retiro, pela 13ª rodada. A segunda derrota (em seis jogos) em casa fez o Leão descer do 8º para o 11º lugar, com 18 pontos. Pode cair para 12º, caso o Náutico vença o Santo André, no ABC paulista, hoje. O Grêmio pulou de 10º para 5º, com 21. Para não se afastar do G8, o Sport terá de vencer a Anapolina, sexta, em Anápolis.

O Sport, no 1º tempo, jogou em cima de um acuado Grêmio, que entrou no 4-5-1. Mas os ataques não se transformavam em grandes chances, já que as barreiras defensivas do Grêmio truncavam o jogo e atrapalhavam o meio-de-campo leonino, que não municiou os atacantes.

Nas raras vezes em que um rubro-negro teve a chance de marcar, a bola foi para fora, como numa cabeçada de Sandro, na pequena área, após cruzamento de Éder. Quando não conseguiu entrar na área, Éder mandou uma bomba da intermediária, para defesa do goleiro Gallato.

Aos 40 minutos, o técnico Zé Teodoro teve de tirar o machucado Sérgio. Pôs Bibi, pedido pela torcida, e deslocou o meia Cleiton Xavier para a lateral. Nesse ínterim, Bibi atuou como meia, caindo pela esquerda na tentativa de triangular com Marquinhos e Adriano Chuva. O setor direito do ataque continuava morto.

No início do 2º tempo, o Grêmio mostrou que o jogo seria diferente, não só pelas expulsões de Rodriguinho e Marcelo Costa, no fim da etapa inicial. O time gaúcho criou as principais oportunidades de marcar, ajudado, claro, pelo seu gol, logo a um minuto. Raone chutou com precisão no ângulo direito de Magrão, num golaço.

O gol desestabilizou o Sport, que assistiu atônito a uma seqüência de perigosos contra-ataques puxados pelo meia Marcel, o destaque gremista, e pelo jovem atacante Pedro Júnior, que entrou no 2º tempo, e estragou a chance de se consagrar perdendo, pelo menos, três gols feitos.

A entrada de Fabiano Gadelha no Sport deu um novo fôlego ao time de casa, que passou a atacar pela direita, o que não foi suficiente. O melhor ataque leonino na etapa complementar foi uma cabeçada de Adriano Chuva no canto direito, defendida por Gallato. A derrota revoltou a torcida, que pediu a saída de Zé Teodoro e gritou olé nos toques do adversário.