Sport ainda sem cara no Brasileiro

O Campeonato Brasileiro da Série B está a uma rodada de completar dois terços da tabela, ou seja, os times já disputaram 13 jogos cada um. Teoricamente esse seria um tempo suficiente para que o treinador e a torcida de determinada equipe soubesse na ponta da língua os 11 titulares. Mas o Sport vem fugindo a esta lógica. O fato é que o Leão da Ilha do Retiro não conseguiu repetir a formação de um confronto para o outro sequer uma vez, em algumas oportunidades por problemas de suspensão, outras por causa de contusões ou, ainda, devido à opção tática do técnico Zé Teodoro.

Um exemplo que ilustra bem os problemas de escalação do Sport aconteceu nas nona (Vitória 3×2 Sport) e décima (Paulista 1×2 Sport) rodadas da competição. De um jogo para o outro, o treinador rubro-negro teve de trocar quatro jogadores. Os zagueiros Sandro e Clécio e os meias Fabiano Gadelha e Heider, que acabou de subir dos juniores do Rubro-negro, não estavam na derrota para o Vitória, mas participaram do êxito diante do Paulista. Não foi a única vez que o Sport modificou quatro peças de uma jornada para a outra. O mesmo aconteceu entre os sétimo e oitavo giros da competição.

E não será contra a Anapolina, próxima sexta-feira, em Anápolis, pela 14ª rodada da Série B, que o técnico Zé Teodoro conseguirá quebrar a escrita. Mais uma vez, a equipe mudará a escalação. O atacante Rodriguinho, expulso diante do Grêmio, sábado passado, e o lateral-direito Sérgio, com uma contusão no joelho direito, não estarão aptos para enfrentar os goianos. “A falta de repetição do time é um problema constante. Mas, se quisermos chegar entre os oito, temos que superar e passar por cima de todas essas dificuldades”, disse o treinador.

Nenhum dos componentes do elenco leonino conseguiu atuar como titular nas 13 partidas da Segunda Divisão. Quem mais entrou de frente pelo Rubro-negro foi o zagueiro Sandro, com 12 aparições entre os principais. O curioso é que o defensor é o segundo mais velho do grupo, com 32 anos, e atua numa das posições em que os atletas mais costumam ser suspensos por cartões. Até o momento, ele só levou um amarelo. O meia Eder, o lateral-esquerdo Marquinhos e o volante Ramalho estiveram dez vezes entre os titulares rubro-negros.

Outra estatística chama a atenção. Na atual competição, 26 atletas do elenco tiveram oportunidade de começar uma partida ou mais entre os titulares, o equivalente a quase dois times e meio. Três deles, os atacantes Cristiano Brasília e Rinaldo e o meia Lúcio, já não fazem mais parte do grupo do Sport. Se também forem contabilizados os que entraram no decorrer das partidas, o número dos acionados pelo técnico Zé Teodoro sobe para 29. Com a iminente estréia do atacante Marco Antônio e a provável volta do lateral-esquerdo Possato, a estatística crescerá ainda mais.