Rendimento evoluiu nos últimos cinco jogos

O aproveitamento do Sport nas últimas cinco rodadas é o melhor entre os times da Série B do Campeonato Brasileiro 2005, ao lado do Vitória-BA. Com 66,6%, os dois times tiveram rendimento superior, nesse trecho da competição, aos dos líderes Santo André e Santa Cruz, ambos com 53,3%. Se não bastasse, é o melhor rendimento do rubro-negro pernambucano no segundo quarto da Série B – da 6ª a 10ª rodada –, desde que foi rebaixado, em 2001. Dos 15 pontos disputados, o time da Ilha conquistou 10 (três vitórias e um empate) e sofreu apenas uma derrota. Com os resultados, o Leão pulou da incômoda 16ª posição, com cinco pontos, ao fim da 5ª rodada, para a zona de classificação, em 6º, com 15, após a 10ª. Somados os dois períodos, o rendimento geral do Sport é de 50%.

Comparando com as primeiras cinco partidas, quando conquistou apenas 33,3% dos pontos disputados, o desempenho leonino no segundo quarto da Série B é 100% superior. O aproveitamento do Sport no começo da competição deste ano, por sinal, foi o pior desde que retornou à Segundona.


Caso o rendimento leonino nas primeiras cinco rodadas fosse 66,6%, assim como no segundo quarto da competição, o Sport ocuparia a cômoda 3ª posição, com 20 pontos, a um dos líderes Santo André e Santa Cruz. Mas caso o fraco aproveitamento do início se repetisse no trecho entre a 6ª e a 10ª rodada, o Leão estaria na 20ª colocação, na zona de rebaixamento, com apenas 10.


Muitos creditam a melhora no rendimento rubro-negro, a tabela da competição, que reservou aos leoninos entre a 6ª e a 10ª rodadas, três adversários que se revezam na zona de rebaixamento: Guarani, Ceará e Paulista – todos derrotados pelo Leão. Mas os leoninos também tiveram pela frente duas pedreiras: Santa Cruz, empate por 0x0, e Vitória-BA, que venceu por 3×2.


Os números, porém, são frios e mostram a evolução técnica do time da Ilha do Retiro. Nas últimas cinco rodadas, ataque e defesa foram mais eficientes do que nas primeiras partidas. Ao fim da 5ª rodada, os leoninos haviam marcado e sofrido cinco gols, ficando com saldo de zero. Até a 10ª, o rendimento havia melhorado. Os rubro-negros balançaram as redes adversárias oito vezes, enquanto levaram quatro tentos, terminando com saldo de quatro.


A evolução do Sport segue o mesmo caminho do Náutico na Série B do ano passado, comandado pelo mesmo técnico Zé Teodoro, hoje na Ilha. Ao fim das cinco primeiras partidas, o rendimento alvirrubro foi de 46,6%. Já no segundo quarto da Segundona, o Timbu conquistou cinco vitórias em cinco jogos, fechando com 100% de aproveitamento. Comparando os dois momentos, o desempenho foi 114,6% superior. Números que o treinador Zé Teodoro pretende repetir, agora, na Ilha do Retiro.