Hóquei – Sport cede três para a seleção brasileira

Três jogadores do SPORT/Maurício de Nassau estão de malas prontas para viajar domingo ao Rio de Janeiro, onde se apresentam à comissão técnica da seleção brasileira de hóquei sobre patins.

Na Cidade Maravilhosa, juntamente com os demais convocados, Eduardo Souto, 20 anos, José Neto, 24, e Antônio Azevedo (Tito), 21, iniciarão a preparação para a disputa do Campeonato Mundial de Hóquei Adulto Masculino, que será realizado em São José, na Califórnia-EUA, entre os dias 6 e 13 de agosto.

“Estamos muito felizes com a convocação, pois defender a seleção brasileira é o sonho de todo atleta, principalmente para mim, que jogo hóquei desde os sete anos de idade”, disse o atacante Neto, que já participou da delegação nacional que terminou o Sul-Americano disputado no Chile, ano passado, na terceira posição.

Convocado para a seleção brasileira pela primeira vez, o ala Tito destaca a grande oportunidade que terá, juntamente com seus dois companheiros, de conhecer os esquemas táticos das grandes potências do esporte, como Portugal, Itália, Argentina e Espanha. “Jogar contra equipes que têm um nível técnico tão elevado é muito bom, pois sempre há algo novo a se aprender”, afirmou Tito, salientando que é importante que a competição seja organizada nos Estados Unidos. “O campeonato acontecendo lá é bastante positivo, pois, como os norte-americanos gozam de grande prestígio no Comitê Olímpico Internacional (COI), há a possibilidade deles perceberem que o hóquei sobre patins é um esporte interessante e, quem sabe? incluí-lo, em futuras edições dos Jogos Olímpicos”, disse Tito.

Recuperado da contusão que o tirou da disputa do último Campeonato Brasileiro, realizado em maio, no Recife, o goleiro Eduardo Souto espera brigar pela posição com o arqueiro do Correas-RJ, Lelo. “Vou me dedicar ao máximo nos treinamentos e tentar ganhar a confiança de Sílvio (Blancacco, treinador da seleção brasileira, que pertence ao Sertãozinho-SP)”, afirmou Eduardo, que antes já foi convocado para a seleção brasileira juvenil.

Ao relembrar o lance ocorrido no certame nacional contra o Sertãozinho, quando a bola acertou sua máscara protetora e acabou deslocando o maxilar, Eduardo afirma que o lance foi casual.

“Foi pura infelicidade, mas é uma coisa normal, que pode ocorrer com qualquer goleiro de hóquei”, disse o jogador do Sport, que em mais de dez anos jogando no gol, nunca havia se contundido tão gravemente.

“O azar foi que aconteceu justamente no Campeonato Brasileiro e contra o Sertãozinho”, comentou Neto. O lance ocorreu no segundo tempo da partida, que estava empatada em 2×2. Com a contusão de Eduardo, quem acabou assumindo a meta rubro-negra foi o reserva João Sabugo, e o Sport acabou derrotado por 8×4, complicando sua situação no nacional, que foi vencido pelo próprio Sertãozinho.

“Mais uma vez é uma honra para o Sport ter seus atletas chamados para a seleção brasileira, como já ocorreu com vários jogadores, como Cacau, Osvaldo, entre outros”, ressaltou o diretor de hóquei do Sport, Henrique Monteiro, desejando aos pernambucanos boa sorte e que eles tragam um resultado melhor do que o já positivo 5º lugar obtido no último Mundial, disputado em Portugal em 2003 e que teve a vitória dos argentinos.