Duelo equilibrado, pelo menos em Nacionais

Quando se enfrentam em Campeonatos Brasileiros (Séries A e B) o equilíbrio aflora na disputa entre os arquiinimigos Sport e Náutico. Nas 15 vezes em que os rivais duelaram, os rubro-negros venceram sete, enquanto os alvirrubros comemoraram cinco vitórias. Não houve ganhador em três oportunidades. Nos últimos cinco jogos, o equilíbrio imperou com duas vitórias para cada lado e um empate.

Pela Série B, o Leão venceu três e o Náutico, uma, no ano passado, por 3×1. Na Série A, ambos venceram quatro vezes cada e empataram três. Mesmo em desvantagem no número de vitórias no cômputo geral, os alvirrubros marcaram mais gols: 12 contra 11. Isso porque os leoninos nunca venceram por mais de um gol de diferença. Já os alvirrubros venceram três vezes com dois tentos de vantagem.

A pequena diferença leonina foi construída logo nas primeiras partidas. Nas edições de 1973 a 1977, o Sport venceu quatro vezes e empatou outras duas. Essa foi a maior seqüência invicta de um time.

Somente em 1978, o Náutico ganhou a primeira (1×0) e de lá para cá, em nove encontros, tem sido hegemônico com cinco triunfos contra três dos leoninos e um empate.

Na Ilha do Retiro, local do jogo desta tarde, o Leão manda, com quatro vitórias e uma derrota. Nos Aflitos e/ou no Arruda, quando deteve o mando de jogo, o Náutico venceu quatro, perdeu três e empatou outros três.

Quanto aos resultados, o 1×0 foi o que mais se repetiu: sete vezes. O 0x0 apareceu em três oportunidades, o 2×0, em duas. O 2×1, 3×2 e 3×1 só saiu uma vez, cada.