Conselho tem papel importante

Se a torcida do Sport se caracteriza por ser uma das que mais cobra resultado da diretoria e dos jogadores, o Conselho Deliberativo rubro-negro, dentro das suas atribuições, não fica para trás. O órgão vem tendo um papel importante junto à diretoria de futebol,  buscando alternativas, a cada reunião mensal, para melhorar o presente do clube. “Estamos cobrando a todo instante, num papel sadio de fiscalização. Mas também executando ações de apoio, inclusive financeiro”, disse o conselheiro e presidente do Deliberativo no biênio 1991/92, Adalberto de Morais Guerra.

Mas, se a idéia de tornar o Sport um clube cada vez melhor não sai da cabeça daqueles que fazem o dia-a-dia da instituição, o passado parece não ter sido esquecido. No último mês de maio, por exemplo, foi inaugurada a galeria dos Presidentes do Conselho Deliberativo, com a foto de todos aqueles que estiveram na liderança do órgão. A sala, inclusive, leva o nome de um deles: Sylvio Pessoa. “O Deliberativo é o órgão mais importante do clube, é como se fosse uma espécie de legislativo. A criação da galeria é uma ação válida, no sentido de que homenageia e valoriza o passado”, elogiou Adalberto Guerra.

O engenheiro civil, “de 55 anos e nove meses de torcedor rubro-negro”, como o próprio se descreve, foi um dos responsáveis pelo início das melhoras de estrutura do Conselho, com a modernização do espaço onde hoje os conselheiros se reúnem. Isso aconteceu em 1992. Mas, antes, ele também esteve presente, como vice-presidente patrimonial durante o biênio 1987/ 1988, das ações junto à Câmara de Vereadores do Recife e Prefeitura que permitiram o calçamento da vila olímpica rubro-negra. Apenas a parte da frente do clube e as imediações do parque aquático não eram de barro.