Basquete – Leão pode ir para Liga Nacional

A equipe adulta masculina do Sport/Maurício de Nassau tem chances de entrar na seleta lista de equipes brasileiras que vão disputar, no segundo semestre, a Liga Nacional de Basquete, considerada maior competição da modalidade no País. O time tem até quinta-feira para enviar uma pré-inscrição via fax para a Confederação Brasileira da Modalidade, que irá fazer uma avaliação minuciosa das condições de cada equipe inscrita e divulgar o resultado obtido até o dia 17, data marcada para a próxima reunião da diretoria da entidade.


O vice-presidente de Esportes Olímpicos do Sport Club do Recife, Aloysio Monteiro esteve no Rio de Janeiro há uma semana, e chegou a participar de uma reunião na CBB (Confederação Brasileira de Basquete), mas até o momento a informação sobre a entrada do time pernambucano no campeonato não foi oficializada.


Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Basquete Luiz Moraes, popularmente conhecido como Pezão, esta abertura para a participação de novos clubes na Liga é novidade, é só aconteceu incentivada pelo racha na modalidade nacional. “Depois que a Liga de Oscar (Schmidt) rompeu com a confederação a diretoria resolveu ser mais flexível porque estava perdendo filiados.

Eles fizeram uma revisão dos critérios de disputa, e agora, vão dar chances para vários times”, disse. “Se a equipe local tiver realmente interesse de participar, terá que contratar uns três atletas e conseguir um bom patrocínio para bancar os custos. Mas eles têm um bom grupo e não deverão fazer feio na Liga”, complementou. Caso consiga essa vaga, o Sport evitaria disputar a X Copa Brasil Norte/Nordeste de Basquete e o Super Copa de Basquete, seletivas da Liga Nacional.