Baggio pode estar indo para a Inglaterra

O negócio não está concretizado, mas o zagueiro Baggio, titular absoluto da zaga do Sport, pode estar fazendo as malas para desembarcar no futebol inglês. Informações de bastidores dão conta de que um time forte da Premier League, equivalente britânico ao Campeonato Brasileiro da Série A, vem assediando o jogador há algum tempo e, no começo desta semana, intensificou os esforços para contar com o futebol do atleta durante a temporada européia 2005/2006. O contrato do defensor na Ilha do Retiro vale até 31 de dezembro.

O jogador leva uma certa vantagem sobre outros atletas, pois está prestes a obter cidadania italiana, deixando de ser considerado estrangeiro e passando a ser comunitário. Neste caso, ele não entraria na restrita cota de atletas não-europeus permitida aos clubes da Inglaterra. Além disso, pela regulamentação local, não precisaria estar presente em 75% das convocações da Seleção Brasileira na última temporada. O Consulado Italiano no Recife já está de posse dos documentos de Baggio, faltando apenas alguns detalhes para a concretização do processo.

Não é de hoje que Baggio é visto com bons olhos pelos dirigentes do futebol europeu. Antes de acertar o contrato com o Sport, ao término do Campeonato Paulista da Série A1 deste ano, quase o defensor fecha com o Mallorca, da Primeira Divisão do Campeonato Espanhol. Na época, o atleta encontrou problemas exatamente com a documentação que comprovaria as raízes italianas. E uma equipe da própria Itália teria pretensões de contar com o jogador rubro-negro na reabertura da janela de contratações na Bota, que acontece no começo de 2006.

O zagueiro, de 23 anos, 1,88 metro e 82 quilos, chegou à Ilha do Retiro no decorrer do Campeonato Brasileiro da Série B, no mês de maio, mas já convenceu a torcida, os dirigentes rubro-negros e a imprensa pernambucana do seu bom futebol. A estréia com a camisa vermelha e preta aconteceu no segundo tempo do Clássico das Multidões, válido pela sétima rodada da competição. Depois do confronto, ele esteve presente como titular em todas as apresentações subsequentes do time. O defensor iniciou a carreira no Caxias, de Santa Catarina, e também teve passagens curtas pelo Botafogo de Ribeirão Preto e Rio Branco de Americana, ambos do interior do estado de São Paulo.