Avaí x Sport – por Lucas Fitipaldi

O resultado pode até não ter traduzido o que foi a partida, mas o fato é que o Sport perdeu por 3×0 para o limitado time do Avaí, no Ressacada, em Florianópolis. Com o resultado, a equipe catarinense pulou para a nona posição na tábua de classificação com 16 pontos, já o Sport permanece na quarta colocação – pelo menos temporariamente – com 18.


O placar final realmente não mostra o que foi a partida, porém, serve como lição para o time rubro-negro, que voltou a deixar a desejar no setor ofensivo! O Sport foi melhor desde o primeiro tempo, mesmo depois de sofrer o primeiro gol, após falha clamorosa da defesa, inclusive do goleiro Magrão, que não saiu na bola. Mas, mesmo jogando um melhor futebol, o Rubro-Negro não conseguia traduzir sua superioridade em gols, e como no futebol o que faz a diferença é a bola na rede…


Até quando o Avaí vencia por 1×0, o Sport era superior na partida, e caso Adriano Chuva tivesse colocado a bola no fundo das redes, quando ficou cara a cara com o goleiro, lá pelos 20 minutos da segunda etapa, o resultado do jogo poderia ter sido outro, pois naquela altura do jogo, com 1×1 no placar, o Leão pernambucano não precisaria ter se exposto tanto ao ataque – na busca pelo gol de empate – deixando tantos espaços para os contra-ataques do Leão catarinense, que acabou sendo o que fez a diferença na partida.


O jogo de ontem não foi o primeiro nem o último em que um detalhe pode ser decisivo no resultado final. O lance de Chuva e o pênalti não marcado no fim do primeiro tempo em Gadelha poderiam ter mudado a história da partida, mas a incompetência do juiz e do ataque rubro-negro foram fatores decisivos no placar final do jogo.


Entretanto, é importante observar que: assim como após a goleada de 5×2 no Vila Nova o Leão não estava no céu, a derrota de ontem, também não é o inferno! E, diferentemente de outras partidas – desta mesma Série B –, ontem, o time leonino não mostrou a apatia e desorganização tática que tanto incomodava os rubro-negros, há algumas rodadas. E hoje, mesmo após esse resultado negativo, pode-se notar que a equipe já começa a ter um padrão de jogo se definindo, ou seja, uma certa organização dentro das quatro linhas.


Porém, também é notável que ainda precisa evoluir em todos os sentidos – principalmente nas cobranças de pênaltis (o Sport desperdiçou mais uma cobrança) além de ter que aprender a virar a maré e começar a vencer jogos após sair atrás do placar – o que ainda não aconteceu – afinal, não será sempre que o Sport vai sair na frente do marcador nessa caminhada rumo a elite do futebol brasileiro.