Vitórias fora são imprescindíveis

O histórico do Campeonato Brasileiro da Série B no atual formato de disputa mostra que as equipes que alcançam as vagas à Série A do futebol brasileiro sempre conseguem boas vitórias fora de casa. Foi assim com Palmeiras e Botafogo na edição de 2003 e Brasiliense no ano passado. Se almeja chegar ao mesmo objetivo, o Sport deve começar a se guiar neste clubes. Até o momento, o Rubro-negro fez quatro jogos longe do Recife e não venceu. O Leão tem 25% de aproveitamento em redutos adversários, com três empates e uma derrota.


O Sport, aliás, não vence fora da Ilha do Retiro em competições nacionais desde 13 de agosto de 2004. Na ocasião, os rubro-negros foram ao estádio Presidente Vargas e bateram o Ceará pelo placar de 2×1. A outra vitória leonina fora de casa na Série B de 2004 aconteceu 17 dias antes. A vitima foi o rebaixado Londrina, derrotado no Estádio do Café por 2×0. A primeira chance que o Leão terá para igualar a média dos campeões da Segundona nos últimos dois anos será próximo sábado, contra o Vitória, no estádio Barradão, em partida válida pela nona rodada do campeonato.


Para se ter uma idéia, o Palmeiras de 2003 terminou a primeira fase da competição na liderança somando seis vitórias fora do Parque Antarctica, ou seja, 38,29% dos 47 pontos alcançados pelo Alviverde paulista. Já o Botafogo, segundo colocado na mesma ocasião, teve um êxito a menos que o Porco. O time carioca superou os adversários longe do Rio de Janeiro em cinco oportunidades. O feito deu ao Alvinegro 36,58% dos 41 pontos conquistados na etapa inicial da competição nacional. Se também contabilizarmos os empates de ambos em campos rivais, a porcentagem sobe ainda mais.


 Média próxima às de Palmeiras e Botafogo teve o campeão da Série B do ano passado. Nos 23 jogos iniciais da Segunda Divisão, o Brasiliense chegou com 46 pontos. Das 11 partidas que disputou fora de Brasília, o Jacaré venceu cinco, o equivalente a 32,60% da pontuação conquistada. Mas essa regra também tem exceção. O Fortaleza, que subiu como segundo colocado do ano passado, venceu apenas três jogos longe do seu estádio e terminou a fase inicial em quinto lugar, com 39 pontos. O Santa Cruz, classificado ao quadrangular semifinal como oitavo colocado, obteve o mesmo índice.


Mesmo sem conhecimento dos números exatos de vitórias fora de casa das últimas equipes que chegaram à Série A, o zagueiro Romildo sabe que o time não pode perder tempo. “Apesar de jogarmos no Barradão, sem o apoio da torcida, temos que partir para conseguir os três pontos”, disse o defensor, titular depois das contusões de Léo Oliveira e Sandro.