Sport segue cumprindo meta

Se levarmos em consideração que o primeiro passo para uma equipe ficar entre os oito melhores ao término da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série B é vencer todas as partidas em casa, o Sport vem seguindo à risca esta teoria. Não que o Rubro-negro não tenha perdido ainda na Ilha do Retiro, mas os três empates alcançados fora de casa, contra o São Raimundo (1×1), o CRB (0x0) e o Santa Cruz (0x0), compensaram a derrota no Recife para o Santo André (1×2).


Em seus domínios, apesar da derrota para o Ramalhão, o Leão venceu a União Barbarense (2×0), o Guarani (1×0) e, por fim, o Ceará (3×0), na melhor apresentação do time na Segunda Divisão. No momento, os leoninos somam 12 pontos ganhos e estão na quinta colocação. O Sport espera o complemento da oitava rodada da competição, que terá mais oito jogos no próximo final de semana, para saber em que posição ficará.


De acordo com os prognósticos do fisiologista do Sport, Inaldo Freire, o clube necessita de 35 para garantir a vaga à próxima fase. Ou seja, os rubro-negros precisariam vencer as últimas seis partidas que têm na Ilha, contra Vila Nova (02/07), Grêmio (16/07), Náutico (30/07), Criciúma (09/08), Bahia (23/08) e Gama (10/09), e ainda conquistar outros cinco pontos em sete oportunidades fora de casa: Vitória (18/06), Paulista (26/06), Avaí (08/07), Anapolina (22/07), Caxias (05/08), Marília (20/08) e Portuguesa (30/08).


A tarefa ficou um tanto mais árdua por conta da confecção da tabela, que, este ano, prevê para a equipe da Praça da Bandeira dez confrontos em seu território e 11 em redutos adversários, enquanto que Santa Cruz e Náutico fazem o contrário. Acontece que, na edição da Segunda Divisão do ano passado, o Sport ficou na metade de baixo da tabela, na 17ª colocação, e os arqui-rivais só pararam nos quadrangulares semifinais.


O técnico Zé Teodoro prefere não colocar o carro na frente dos bois e, primeiramente, pensa em escapar do rebaixamento. Segundo o mesmo Inaldo Freire, o clube só assegura a permanência na Série B com 100% de segurança quando atingir a marca dos 27 pontos. “Nós temos que ir por etapas. A meta é alcançar o primeiro objetivo. Depois poderemos falar de classificação. Mas o time está evoluindo e vai dar a arrancada no momento certo, na hora da chegada”, disse o treinador rubro-negro.