Sport sedento por vaga no G8

A tão almejada vaga entre os oito primeiros colocados da Série B do Campeonato Brasileiro, grupo de equipes que vai passar às semifinais da competição, pode ser conquistada pelo Sport, hoje, às 20h30, na Ilha do Retiro. Basta ao time leonino vencer o Ceará. E não vai ser fácil. Enquanto os rubro-negros vêm de um empate no Clássico das Multidões, mostrando um futebol cheio de pecados, o Vovô – como é conhecido o time cearense – chega ao Recife embalado pela vitória por 4×0, sobre o São Raimundo-AM. Um êxito deixa o Sport (12º colocado, com nove pontos) na quinta colocação, embora sua posição possa mudar ao final da oitava rodada.


Por isso, os atletas afinam o discurso. “Dentro de casa, temos de ditar o ritmo para conseguirmos o resultado a nosso favor”, advertiu o volante Felipe, que atuará ao lado de Ramalho, na proteção de zaga.


O time de Zé Teodoro é uma incógnita. O mistério ronda duas posições: a lateral direita e o meio-de-campo. Dependendo do atleta escalado, pode haver uma variação no esquema tático – do 3-5-2, posicionamento utilizado no jogo, contra o Santa Cruz, o time deve mudar para o 4-4-2 ou 4-3-3.


A mudança se faz necessária porque o zagueiro Romildo foi expulso no encontro passado, e os volantes Leanderson e Fabiano Gadelha tomaram o terceiro cartão amarelo. Todos cumprem suspensão automática.


A intenção de Zé Teodoro é escalar a equipe, dependendo de como o Ceará vai se postar no Recife. Se o Vovô entrar no 3-5-2, muito provavelmente o Leão deve atuar no 4-4-2, com Sérgio na lateral e Cleiton Xavier ao lado de Éder, na armação.


Caso o Ceará jogue no 4-4-2, Zé Teodoro deve ousar, num 4-3-3. Ou seja, além de Vinícius e Adriano Chuva, ele pode acionar um terceiro atacante, que tem tudo para ser Rodriguinho. Na ala, permaneceria Sérgio.


“Dentro de casa temos de buscar o resultado de qualquer maneira”, declarou o técnico. “O Ceará é um adversário difícil. Na semana passada estava disputando a semifinal da Copa do Brasil, e só saiu na derrota para o Fluminense (4×1). Mas o que sempre queremos dentro de casa é buscar os três pontos”, afirmou.


Além da confirmação de Adriano Chuva, o zagueiro Baggio é outro que só não atua por motivo de força maior. Ele entrou no clássico passado e mostrou qualidade ao ocupar a vaga de Romildo. Para Baggio, todos os jogadores do Ceará merecem marcação especial, e não só os experientes atacantes Camanducaia e Maurílio, ambos em ótima fase.


“Não podemos dar espaço. Desde a saída de bola deles até a nossa defesa, temos de chegar em todos os lances”, afirmou.