Sport pune o meio-campista Eder

A diretoria e a comissão técnica do Sport não quiseram dizer com todas as palavras, mas, nas entrelinhas, percebe-se que o meia Eder sofrerá punição pela expulsão no jogo diante do Vitória, sábado passado, pela Série B. Os rubro-negros voltaram para Recife com o resultado negativo de 3×2. O jogador levou cartão vermelho aos 29 minutos do primeiro tempo, após pisar em um adversário quando já havia sido marcada infração a seu favor. Além disso, os pernambucanos estavam a três minutos com um a mais em campo.


Este não é o primeiro atleta do Sport a levar cartão vermelho pouco depois de o adversário ter sofrido uma baixa também por expulsão. Foi assim no Clássico das Multidões, pela sétima rodada, quando o zagueiro Romildo sofreu a sanção do árbitro logo após o zagueiro Robson Baiano, do Tricolor, ter saído de campo pelo mesmo motivo. “As decisões entre diretoria e jogadores vão ficar no âmbito interno. Foi uma combinação que fizemos. Mas a torcida pode ficar tranqüila, porque as providências necessárias estão sendo tomadas”, esclareceu o diretor de Futebol Marcos Amaral.


A intenção é não deixar passar em branco um ato que possa vir a prejudicar o time durante os jogos e nas rodadas subseqüentes, já que o atleta expulso pega, no mínimo, uma partida de suspensão. Como se não bastasse o cartão vermelho de Eder, sete jogadores do Sport levaram cartão amarelo contra o Vitória. Dois deles, os volantes Ramalho e Felipe, tomaram o terceiro e também vão cumprir suspensão frente ao Paulista, em Jundiaí, no próximo domingo, pela décima rodada da competição. “O caso do Eder vai servir como exemplo para o restante do elenco”, disse o técnico Zé Teodoro.


O problema de cartões não é uma preocupação nova para o treinador do Sport. Uma rápida retrospectiva constata a indisciplina do time. Na estréia do Campeonato Brasileiro da Série B, contra o São Raimundo, Lúcio, que não está mais no clube, levou cartão vermelho. Na terceira rodada da competição, contra o CRB, o expulso foi o volante Ramalho. Na sétima jornada, contra o Santa Cruz, o zagueiro Romildo foi para o chuveiro mais cedo. E diante do Vitória, no nono giro, chegou a vez de Eder. Ou seja, foram quatro vermelhos em apenas nove rodadas da Série B.


O comportamento dos atletas leoninos parece ir de encontro a todo trabalho de disciplina que vem sendo executado por Zé Teodoro no dia-a-dia. Pouco antes da quarta rodada da competição, depois da segunda expulsão, o treinador convocou o ex-árbitro Aristóteles Cantalice para dar conselhos ao elenco, através de palestra, sobre como deve se portar com relação aos juízes e aos adversários.