Sport encara campeão da Copa do Brasil em Jundiaí

Dos 12 pontos conquistados pelo Sport na Série B do Brasileiro, dez foram obtidos nos quatro jogos que o time fez contra adversários que no dia da partida estavam na metade inferior da tabela de pontuação (a partir do 12º colocado). É o melhor rendimento na competição, com 83,3% – ao lado do CRB. Contra o Paulista (com 11 pontos), adversário de hoje, às 16h, no Jaime Cintra, em Jundiaí-SP, o rubro-negro tenta assumir a liderança isolada no quesito e desempatar o confronto histórico, que registra duas vitórias para cada time e um empate. O triunfo deve deixar o Leão no G8.
A tarefa, porém, não será nada fácil. O Sport vai pegar um time motivado pela inédita conquista da Copa do Brasil, quarta-feira, e que já começa a esboçar reação na Série B, ao deixar a zona de rebaixamento na rodada passada, após vencer o Avaí, por 2×1. “Toda conquista de título deixa o grupo um pouco disperso, mas não vamos ter facilidade atuando em Jundiaí”, afirma o técnico Zé Teodoro, que disse ter visto “dois Paulistas” na final da Copa do Brasil. “A partida de ida (em Jundiaí) é o nosso referencial, um jogo de velocidade, partindo para cima do Fluminense. Já o Paulista, da volta (no Rio), foi diferente, pois já começou vencendo por 2×0 e fez uma retranca competente apoiado pelo regulamento”, completa.


Além disso, pesa contra o Leão, o fato de não vencer fora de casa, pela Série B, desde 13 de agosto de 2004 – foram oito jogos, num deles foi derrotado pelo Paulista (1×0).


Para obter estes 83,3% de rendimento, o Leão bateu União Barbarense (2×0), Guarani (1×0) e Ceará (3×0), na Ilha, e empatou com o CRB (0x0), em Maceió. Contra a metade de cima da tabela, empatou com Santa Cruz (0x0) e São Raimundo (1×1), ambos fora de casa, conquistando irrisórios 13,3%, estando entre os quatro piores times.


Para o jogo de hoje, Teodoro terá, de forma forçada, um time bem diferente dos embates anteriores. O esquema também mudou do 4-4-2 para o 3-5-2. Ele optou por três zagueiros – Baggio, Clécio e Sandro, este atuando na sobra – para compensar a perda de três marcadores (Ramalho e Felipe, suspensos, e Leanderson, machucado) num modificado meio, que só terá um titular: Cleiton Xavier, já que o meia Éder também está suspenso.


Assim, ganham vaga no meio o volante Fabiano Gadelha e a grande novidade: o jovem meia Heider, de 17 anos, que subiu dos juniores para tirar a vaga de Marquinhos, que atuaria improvisado no setor. “Não temo a responsabilidade porque sei que só preciso repetir o que faço nos treinos”, diz Heider, dono de um estilo semelhante ao de Cléber, outra cria leonina.


Marquinhos, aliás, também perdeu o lugar em sua real posição, a ala esquerda, para o improvisado Sérgio (direito). Russo, na direita, completa o meio. No ataque, Adriano Chuva, com contusão torácica, deixa o posto para Rodriguinho.



FICHA DE JOGO


PAULISTA


Rafael, Lucas, Anderson, Dema e Julinho, Amaral, Fábio Gomes, Cristian e Juliano, Márcio Mossoró e Leo (André Leonel).


Técnico: Vágner Mancini.


SPORT


Magrão, Sandro, Clécio e Baggio, Russo, Fabiano Gadelha, Cleiton Xavier, Heider e Sérgio, Rodriguinho e Vinícius.


Técnico: Zé Teodoro.


Local: Estádio Jaime Cintra,


em Jundiaí, São Paulo.


Horário: 16h.


Árbitro: José Alexandre Barbosa Lima (RJ).


Assistentes: Sérgio Oliveira Santos (RJ) e Nelson Santiago Sales (RJ).