Retorno do Nordestão está sendo articulado

A Copa do Nordeste já está em processo de mais uma edição em 2006, segundo informa o jornal A Gazeta de Alagoas, baseada em declarações do ex-presidente do CRB, José Cabral da Rocha Barros, um dos que estão à frente das negociações, como participante da Liga do Nordeste.

Segundo Cabral, há poucos dias todos os representantes de federações e de clubes se reuniram em Natal, havendo negociações para a garantia de pelo menos cinco anos de realização da competição.

Ele acrescentou que o processo para a reativação do torneio se deu em função de a Liga do Nordeste ter conquistado na Justiça, em todas as instâncias, a vitória para a reedição da Copa nos moldes em que havia sido fechado o contrato com a Rede Globo há algum tempo.

“Como a Liga ganhou em todas as instâncias e a quebra de contrato resultaria em ressarcimento financeiro (multa) em favor dos clubes, chegou-se a um acordo entre a liga e a TV para que se converta em edições da antiga Copa do Nordeste, nos moldes em que era realizada. Para isso, já estamos estudando com a própria Rede Globo a adequação de um calendário para a formulação da Copa em 2006”, explicou Cabral ao jornal alagoano.

Depois do antigo Nordestão, que marcou época nos idos de 60, entre os clubes nordestinos, a Copa do Nordeste ganhou roupagem moderna em 1994, tendo sido disputada em Maceió, com o Sport sagrando-se campeão ao derrotar o CRB na final.

Em 1997, deu Bahia e Vitória como campeão e vice. Em 1998, a festa foi feita pelo América de Natal. Em 1999, deu Vitória. Em 2000, o Sport novamente levantou a taça. Em 2001 e 2002 o Bahia tornou-se bicampeão e em 2003, deu Vitória mais uma vez.

Com as desavenças entre a Liga do Nordeste e a CBF, o certame terminou deixando de ser realizado em 2004 e 2005, o que muito foi lamentado pelos dirigentes da maioria dos clubes da Região.

A recuperação da Copa ou Campeonato do Nordeste vem em boa hora, uma vez que esta competição constituiu-se na verdadeira redenção do futebol regional.