Remo – Sport começa bem o ano

Debaixo de muita chuva, o Sport mostrou sua superioridade e venceu o duelo contra o Náutico, na regata em comemoração aos 100 anos do benemérito alvirrubro Eládio de Barros Carvalho, sábado no Rio Capibaribe, no trecho entre a Ponte de Limoeiro e a Assembléia Legislativa.

Os rubro-negros venceram seis das oito provas de remo. O anfitrião Náutico, que disputou sete regatas, ganhou duas. O Internacional, que está voltando ao esporte que praticou nos seus primeiros anos de atividade, e corre com barcos emprestados pelo Sport, não chegou na frente em nenhum páreo.

A competição estava sendo esperada com grande expectativa, devido à anunciada presença das equipes do Náutico, do Rio Grande do Norte, e Cotinguiba, de Sergipe. Mas os dois clubes tiveram dificuldades para viajar e não compareceram. “Está chovendo forte em todo Nordeste”, afirmou o diretor de Esportes Aquáticos do Náutico, Luís Antônio Melo. “Eles me ligaram e disseram que a situação das estradas estava horrível”, acrescentou o dirigente.

Estavam previstas duas provas para mulheres, ambas canceladas. “Competir assim é coisa para doido”, ressaltou Luís Melo, enquanto se protegia da chuva na garagem de remo alvirrubra, na Rua da Aurora.

Treinando juntos há mais tempo, os remadores rubro-negros venceram as seguintes provas: dois com, quatro com, skiff estreante, dois sem, oito com estreante e oito classe aberta. Nesta última, o Leão contou com a participação do veterano Alan Miranda, de 48 anos.

Já o Náutico ganhou na skiff juvenil e na double juvenil (até 18 anos). “Estamos treinando apenas há três meses. E nossa força é na garotada”, disse o técnico Dirceu Sales, que também competiu na oito classe aberta, como timoneiro.

Apesar da supremacia rubro-negra, em número de vitórias, as provas foram bem disputadas. Das seis vencidas pela equipe da Ilha do Retiro, três foram ganhas com menos de um barco de distância.

A competição serviria de prévia para a Copa Norte. Mas a ausência de clubes de outros Estados e a má condição do tempo prejudicou. Com tudo isso, o nível técnico não foi considerado dos melhores.