Leo Oliveira é operado e deve voltar antes do esperado

A artroscopia no joelho esquerdo, à qual o zagueiro Leo Oliveira foi submetido, ontem, no Hospital S.O.S Mão, foi um sucesso. O entusiasmo do médico Stemberg Vasconcelos, que operou o atleta, ao lado do colega Dilamar Moreira Pinto, era evidente. A primeira estimativa era a de que Leo Oliveira ficaria entre 15 e 20 dias afastado do futebol. Agora, tudo mudou. Stemberg Vasconcelos revelou que o jogador deve se ausentar do time por apenas mais 10 dias, no máximo 15.


Cada jogador reage diferentemente a uma cirurgia como essa. Mas em no máximo 15 dias ele estará bem”, explicou Stemberg. Segundo o médico, hoje o jogador sairá andando do hospital e já começará a fazer os exercícios de fisioterapia, assim como a aplicação de gelo. “Na próxima semana, deve ser liberado para treinar”, complementou.


A rapidez quanto à futura volta de Leo Oliveira é explicada facilmente pela medicina. A lesão no menisco foi apenas parcial, sem traumas em ligamentos ou em cartilagens do joelho. “Se fosse um problema numa cartilagem, por exemplo, ele poderia ficar de fora por, no mínimo, um mês”, disse Stemberg.


Para exemplificar, o médico lembrou o caso do zagueiro Romildo. “O problema dele foi numa cartilagem do joelho. Por isso, ficou tanto tempo afastado (por volta de um mês e meio)”, disse. Com a previsão otimista de Stemberg, provavelmente Leo disputará uma vaga na zaga rubro-negra para o jogo contra o Vila Nova-GO, na Ilha do Retiro, no dia 2 de julho – antes, o Sport pega o Vitória, sábado, e o Paulista, no dia 26, ambos longe do Recife.


O departamento médico do Sport, aliás, foi bastante visitado na tarde de ontem. O lateral-esquerdo Marquinhos sentiu dores lombares e foi poupado dos exercícios físicos. O volante Ramalho também não se exercitou, mas porque precisou fazer uma ressonância magnética no tornozelo direito. Os médicos suspeitam de uma entorse leve. “Ele não preocupa”, afirma Stemberg.


Maizena também chegou a sentir dores lombares, mas foi medicado pela manhã e, à tarde, estava treinando com o elenco.