Leão complica, mas vence

O Sport mostrou uma pequena evolução no seu futebol, ontem à noite, e venceu o Ceará, por 3×0, na Ilha do Retiro. Mesmo com campo escorregadio, devido à chuva que caiu durante a partida, o rubro-negro conseguiu se impor, principalmente a partir dos oito minutos do segundo tempo, quando o Ceará teve o volante Wendell expulso, depois de uma falta em Sérgio, que culminou num pênalti, desperdiçado pelo atacante Vinícius. Os gols de Éder, Clécio e Rodriguinho, o primeiro dele no Sport, deixam o Leão na quinta posição da Série B do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos.

O Sport só volta a jogar no dia 18, contra o Vitória-BA, no Barradão. Aliás, depois do encontro de ontem, os rubro-negros só se apresentarão novamente nos seus domínios, no dia 2 de julho, diante do Vila Nova, ficando 28 dias afastados dos torcedores.

O Sport iniciou o jogo diferentemente de partidas anteriores. Nitidamente, procurava ter a posse de bola, até mesmo para armar melhor as estocadas. Além do Ceará, o campo molhado era um adversário que o Leão tentava sobrepujar.

Numa das vezes em que os atletas não tropeçaram ou a bola não foi tocada com força, saiu o gol leonino. Aos 13, a bola sobrou para Cleiton Xavier tabelar com Éder. O “Chuta-Chuta”, como é conhecido o meia leonino, arrematou de fora da área, a bola tocou no zagueiro Duílio, e enganou o goleiro cearense, Adílson.

O Ceará partiu para cima, e o Sport começou a abusar de faltas desnecessárias. Quando conseguiam desarmar os adversários, os pernambucanos erravam passes bobos, como se a ansiedade, após a abertura do marcador, tivesse contagiado toda a equipe.

Aos 23, Clécio, que entrou no lugar de Sandro, machucado, errou feio, mas teve força para consertar a tempo, evitando um chute de Maurílio. A resposta veio por intermédio de Vinícius. Aos 24, ele chutou cruzado, quase sem ângulo, e a bola chocou-se no travessão. Essa seria a última chance do Sport na etapa inicial.

Aos oito minutos do segundo tempo, Wendell fez falta em Sérgio, dentro da área: pênalti. Vinícius cobrou mal e perdeu a chance de ampliar o marcador. A partir daí, o Sport dominou totalmente o Ceará, mostrando um toque de bola melhor do que o apresentado no primeiro tempo. Aos 29, depois de uma cobrança de escanteio, o zagueiro Clécio, de cabeça, fez o gol do desafogo. A alegria consolidou-se aos 40 minutos. Cleiton Xavier, que com Éder fez uma ótima partida, serviu o atacante Rodriguinho, que entrou na área e fez 3×0.