Gramado em péssimas condições

Funcionários do Santa Cruz participarão de uma “operação tapa buraco”, hoje pela manhã, no Arruda. O objetivo é nivelar o gramado, que está cheio de buracos, minimizando, assim, os efeitos das chuvas que caíram sobre o Recife nos últimos dias, para o clássico entre Santa Cruz e Sport, hoje, às 16h.

O panorama do gramado do Arruda é mesmo desalentador. Se não bastasse estar ainda encharcado e cheio de buracos, alguns setores do campo estão cobertos de lama.

“Se chover, só um milagre fará a bola rolar. Temos que torcer para que o dia amanheça ensolarado”, disse o responsável pelos cuidados do gramado do Arruda, Djalma Felipe Santiago, 60 anos, destes, 31 dedicados ao gramado do Arruda. “A drenagem é antiga e já está cansada. Mas acredito que na hora do jogo, o campo vai estar em condições”, completou.

O centro do gramado, o setor direito à barra do canal e a entrada da área do lado da Rua das Moças são os pontos mais críticos. Nestes locais, pelo menos ontem, quando a reportagem do JC vistoriou o gramado do Arruda, a bola ainda rolava, mas o difícil mesmo era se manter em pé, sem escorregar.

Ontem à tarde, 24 horas antes da partida, funcionários do Santa Cruz tentavam, em uma corrida contra o tempo, enxugar o gramado com pedaços de espuma. Para facilitar, decidiram por diminuir a altura da grama.

Caso chova antes da partida, a medida terá sido um suicídio, já que com a grama mais baixa aumenta a erosão do solo. Assim, o campo que já está cheio de buracos e lama ficará ainda pior, colocando em xeque a realização da partida.

A única pessoa com poder para adiar o jogo, devido às condições do gramado, é o árbitro paranaense Heber Roberto Lopes. Segundo o parágrafo 1º do artigo 36 do Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a partir das 12h até momentos antes do início previsto da partida, o juiz poderá tomar qualquer decisão.