Escalação de árbitro esquenta clima do clássico Santa Cruz x Sport

Os bastidores do clássico entre Santa Cruz e Sport, marcado para o próximo sábado, no estádio do Arruda, pela sétima rodada da primeira fase da Série B, esquentou. O foco deste embate, fora do gramado, entre tricolores e rubro-negros gira em torno do árbitro paranaense Heber Roberto Lopes, que vai apitar a partida.


O sorteio da arbitragem acabou atendendo à solicitação da diretoria do Sport, que havia declarado durante a semana que não confia nos árbitros da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Por outro lado, os dirigentes do Santa Cruz ficaram bastante insatisfeitos com a escalação de Heber, dizendo que foram prejudicados.


“Não entendo porque o Santa Cruz foi prejudicado. Heber Roberto Lopes é um árbitro da Fifa e tem totais condições de comandar a partida”, declarou o diretor de futebol do Sport, Milton Bivar, em entrevista a uma emissora de rádio.


Além de Heber Roberto, participaram do sorteio da arbitragem o pernambucano Patrício Souza e o paulista Edilson Pereira de Carvalho. O presidente da FPF, Carlos Alberto de Oliveira, explicou que não incluiu Wilson Souza porque ele foi indicado pela Fifa para as eliminatórias da Copa do Mundo, enquanto que Antônio André e Ricardo Tavares estão suspensos. O presidente do Santa Cruz, Romerito Jatobá, não aceitou a justificativa e chegou a discutir com o dirigente.


Essa não é a primeira vez que o futebol Pernambucano importa árbitros de outros estados. Em 96, a FPF inovou ainda mais, trazendo o argentino Javier Castrilli. Por coincidência, o árbitro apitou Sport x Santa Cruz, também no Arruda, vencido pelos rubro-negros, por 2×0. A sua atuação foi bastante criticada pelos tricolores e pela imprensa.


A última vez em que Heber Roberto Lopes esteve no Recife foi em 2003, para apitar Sport x Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil. O Leão perdeu por 1×0, com um gol bastante duvidoso do atacante Edílson. Naquele ano, Heber foi eleito o melhor árbitro do Brasil.


Alheios a essa discussão de bastidores, os técnicos do Santa Cruz e Sport, Givanildo Oliveira e Zé Teodoro, respectivamente, estão preparando as suas equipes. O que vem dificultando o trabalho de ambos é a forte chuva que vem castigando o Recife nos últimos dias.


Pelo lado tricolor, o zagueiro Valença é desfalque. A única opção do técnico Givanildo é Róbson Baiano, pois Roberto vai cumprir suspensão automática por ter sido expulso contra o Gama. A expectativa é saber se o atacante Reinaldo se recupera de uma contusão. Caso não jogue, Leonardo entra em seu lugar.


No Sport, Zé Teodoro espera pela recuperação do atacante Adriano Chuva. O atleta não treina desde o início da semana, pois foi acometido de uma virose. Caso não jogue, o treinador terá que escolher entre Cristiano Brasília, Rodriguinho e Bibi. A lateral-direita também pode ter novidade.


Marcos Tamandaré, que ainda não teve sua chance na equipe, pode ser escalado, pois Russo continua vetado, Sérigo não vem agradando o treinador, e o meia Cleiton Xavier, que atuou improvisado na posição diante do Guarani/SP e não mostrou um bom futebol.