Clubes e Federação vão pedir à CBF o adiamento do clássico

Às 11h de hoje na sede da FPF, os dirigentes estarão reunidos para fazer um apelo à entidade nacional no sentido de mudar a data do Clássico das Multidões, devido às más condições do gramado do Arruda. Se a CBF não concordar a decisão fica com o árbitro, até duas horas antes do início do jogo


Santa Cruz, Sport e Federação Pernambucana de Futebol (FPF) não falam a mesma língua nos dias que antecedem o Clássico das Multidões. Primeiro foi a celeuma instalada em torno do nome do árbitro. Agora, a polêmica é o possível adiamento do jogo, marcado para amanhã, às 16h, no Arruda, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, devido às fortes chuvas que caem sobre o Recife.


Ontem à tarde, o presidente tricolor, Romerito Jatobá disse que fora convidado pelo presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira, para um encontro, na sede da entidade, onde se trataria de fazer um pedido à CBF para adiar o clássico. Já Carlos Alberto afirmou que não se envolveria, mas que havia sido chamado por dirigentes tricolores e rubro-negros para uma conversa extra-oficial. O diretor de futebol do Sport, Marcos Amaral, no entanto, garantiu não saber da reunião. De qualquer forma a reunião deve ocorrer hoje, na sede da FPF, às 11h. A finalidade é unir forças para fazer um pedido oficial à CBF de adiamento.


O fato é que a reunião pode ser em vão. O Departamento Técnico da CBF informou, ao ser consultado pelo JC sobre um hipotético adiamento, que deixaria para tomar qualquer atitude momentos antes da partida. “Não somos São Pedro para adivinhar se amanhã estará ainda chovendo”, disse um dirigente da CBF, que não quis se identificar.


A posição é baseada no parágrafo 1º do artigo 36 do Regulamento Geral das Competições da CBF, que confere, apenas, ao árbitro, no caso do clássico de amanhã, o paranaense Heber Roberto Lopes, o poder de adiar a partida por causa do mau estado do gramado. A medida só pode ser tomada com no mínimo duas horas de antecedência do início do jogo.


Caso o juiz decida pelo adiamento, o jogo será remarcado com um prazo mínimo de antecedência de dez dias, o que coloca por terra a sugestão de Carlos Alberto para que a partida seja transferida para segunda-feira. Ainda mais porque terça-feira o Sport enfrenta o Ceará, na Ilha.


A decisão de adiamento poderia ainda ser tomada pelo delegado da partida, que por exigência do regulamento deve ser o presidente da federação estadual ou um de seus representantes, mas nesse caso a partida seria transferida automaticamente para o dia seguinte. Porém, é difícil acreditar que a cancha esteja recuperada em um intervalo de 24 horas.


Porém, isso não extingue a possibilidade de o Departamento Técnico da CBF aceitar o apelo dos pernambucanos. “Não somos inflexíveis. Vamos conversar e chegar a uma solução, mas que não prejudique a tabela”, disse o dirigente.


No ano passado, dia 3 de julho, a chuva apareceu e destruiu o gramado da Ilha do Retiro, que seria palco do Clássico das Multidões, também pela Série B. O jogo foi adiado pelo árbitro Patrício Souza e remarcado para o dia 8 de agosto. Na oportunidade, os tricolores venceram por 1×0.