Ataque do Sport está em ascensão

Se a defesa do Sport não atiça a desconfiança dos rubro-negros desde o início da temporada, muito pelo contrário, o mesmo não podia ser dito do aproveitamento ofensivo. Esta situação, entretanto, começou mudar nas rodadas mais recentes do Campeonato Brasileiro da Série B. Nos últimos três jogos da competição, a equipe leonina marcou sete gols, alcançando uma média de pouco mais de dois tentos por partida. Não é só. Mais da metade dos gols, por incrível que possa parecer para a desconfiada torcida, foi feito pelos atacantes.

A reviravolta dos homens de frente rubro-negros começou na partida frente ao Ceará, no último dia 7, na Ilha do Retiro. A equipe venceu por 3×0 e o último gol foi obra de Rodriguinho, que havia entrado no segundo tempo. Já no dia 18, na derrota para o Vitória por 3×2, no estádio Barradão, foi a vez de Adriano Chuva marcar o seu primeiro tento depois do retorno ao clube pernambucano. No domingo passado, contra o Paulista, no Jaime Cintra, o Sport conseguiu o excelente resultado de 2×1 e Vinícius foi o autor dos dois gols.

Mas o bom rendimento dos atacantes do Leão não é obra do acaso. Vem exatamente no momento em que a equipe dá sinais de crescimento técnico na competição. Basta uma pequena análise dos números rubro-negros. Nas últimas cinco rodadas, disputando três jogos fora de casa e dois na Ilha do Retiro, o time venceu três vezes, empatou uma e perdeu em apenas uma oportunidade. Conquistou dez dos 15 pontos que estavam em jogo, num aproveitamento de 66,66%. Bem diferente dos 33,33% alcançados nas cinco primeiras jornadas da competição.

A melhora do aproveitamento ofensivo rubro-negro contou com uma enorme contribuição do técnico Zé Teodoro. O treinador sempre deixou claro, desde a chegada, que a grande preocupação era a baixa produção do ataque, uma herança do Campeonato Pernambucano da Série A1. Mas ele não se preocupou apenas em reclamar e lamentar. Teodoro trabalha finalizações em todos os treinamentos realizados com bola. “Somente a repetição das jogadas e dos exercícios nos dá uma melhor condição dentro dos jogos da Série B”, declarou o comandante.

Apesar da boa fase e das perspectivas de crescimento da equipe, porém, não iludem a ninguém na Ilha do Retiro. “Vamos manter os pés no chão, a humildade. Ainda estamos atrás da regularidade e de uma boa seqüência de resultados positivos. A Série B é uma competição muito difícil, equilibrada e a definição dos oito classificados só sairá nas penúltima e última rodadas. O importante é que o Sport vem conquistando os pontos necessários”, ressaltou Zé Teodoro.