Virose ataca quatro de uma vez no Sport

Não bastasse ter difíceis jogos pela frente, na Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport passou a lutar contra um inimigo invisível: uma virose atormentadora ronda por todos os lados a Ilha do Retiro, ao mesmo tempo em que se espalha pelo Recife. Quatro jogadores tombaram por conta de uma forte gripe: o lateral Marquinhos, os volantes Ramalho e Leanderson, e o atacante Vinícius. O medo é que o vírus se alastre no seio do elenco. Marquinhos, Ramalho e Vinícius não treinaram, ontem, a fim de não prejudicar o grupo.

A ação não ficou apenas no isolamento dos infectados. O médico Stemberg Vasconcelos aconselhou os atletas sobre as maneiras de se evitar a virose. “Disse a eles para não freqüentarem lugares com muitas pessoas, tomar muito líquido e aumentar a dosagem diária de vitamina C”, alertou Stemberg.

Zé Teodoro lamenta o surto virótico na sua equipe. Ele lembrou que, por isso, Ramalho, Leanderson e Vinícius tiveram de ser substituídos, na partida de sábado, contra o União Barbarense. O caso de Leanderson, por exemplo, foi ainda mais grave. Em campo, ele vomitou sete vezes. “É ruim. As substituições não tinham de ser necessariamente aquelas, mas fui obrigado a isso”, afirmou o treinador.

Por isso, entre uma pausa e outra da explanação de Stemberg Vasconcelos, Zé Teodoro tentava conscientizar os atletas a se cuidarem mais, para não desfalcar a equipe. “O percentual de gordura do atleta é baixo e sua resistência a esse tipo de virose é mais baixa”, enfatiza Stemberg.