Para Teodoro, auge virá à partir da 10ª rodada

O técnico Zé Teodoro afirmou que o Sport deve alcançar o auge na disputa da Série B daqui a seis jogos – ou seja, na 10ª rodada, contra o Paulista, dia 26 de junho. Para ele, o principal erro do Náutico, que ele comandou em 2004, foi ter “crescido muito cedo na competição”. “Faltou gás na reta final. O ideal é que o time evolua no meio da competição, tenha uma pequena queda e volte ao ápice próximo aos quadrangulares decisivos (semifinais e final)”, explica.

Teodoro iniciou o seu plano ministrando treinamentos, como o de ontem, em que treinou o grupo, dando ênfase à saída rápida da defesa para o ataque pelas laterais com a chegada de quatro ou cinco jogadores na grande área, estratégia que fez falta à equipe na derrota para o Santo André (2×1), domingo passado. “Acho que cresceremos no momento certo com trabalhos em que vamos privilegiar o entrosamento e o conjunto para o grupo adquirir confiança.”

Ele faz questão de resguardar os atacantes Vinícius, machucado – passará mais 12 dias em tratamento no departamento médico –, e o recém-contratado Adriano Chuva, que precisa de melhor condicionamento físico. “Eles só vão jogar quando estiverem em condição de atuar bem, para não sofrerem desgaste. O campeonato está só começando e eles precisam estar bem fisicamente e com a cabeça boa.”

Desta forma, Zé Teodoro praticamente definiu o time que enfrenta o Ituano, domingo, em Itu (SP). Ele repetirá a formação de domingo, excetuando-se a saída de Felipe para a entrada de Ramalho, que volta após suspensão. A confirmação, no entanto, só sairá no jogo-treino, contra o Íbis, amanhã, em local ainda a ser definido (Ademir Cunha ou CT do Intercontinental), ambos em Paulista.

Ontem o time treinou no Pepinão, em Jaboatão dos Guararapes, para preservar os gramados do estádio e do campo auxiliar da Ilha, castigados pela chuva e por uma praga, que está sendo exterminada. “Gosto de treinar no campo onde o time jogará, mas no momento isso não é possível. Vamos tirar proveito do fato de treinar em lugares diferentes para dar uma ‘arejada’”, diz o técnico que desmentiu a “vantagem” de estar mais afastado da torcida, já que o time vem de derrota em casa. “Jogador tem que estar habituado à pressão.”