Hóquei – Em dia polêmico, Sport vence clássico

No quarto dia do Campeonato Brasileiro de Hóquei sobre Patins, que está sendo disputado no Recife, muita confusão. Tudo começou após a decisão do árbitro paulista Franklin Jacques de dar a vitória ao Português sobre o Casa Portugal-RJ, por WO, o equivalente a 1×0, já que o time carioca estava com apenas um goleiro. O titular acordou doente e não pôde participar da partida. O regulamente do hóquei não permite que o jogo comece sem que as equipes tenham, no mínimo, um arqueiro no banco de reservas.

A decisão, diferentemente do que se poderia imaginar, desagradou ao Português. Isso porque, o Casa Portugal é um dos sacos-de-pancada da competição, e como todas as outras equipes o haviam goleado, o saldo de gols do time pernambucano ficaria extremamente defasado. “O regulamento também permite que o jogador de linha vista a roupa de goleiro e atue na posição. Não sei por que o juiz não seguiu a regra. Os únicos prejudicados com a decisão fomos nós”, disse o diretor do Português, Marcelo Vilocq.

O mal-estar surgido pela manhã, foi reparado à tarde. Uma comissão disciplinar, formada por quatro representantes de clubes (Sport, Português, Sertãozinho e Correas) foi convocada para discutir o assunto, junto ao vice-presidente da Federação Pernambucana de Patinagem, José Roberto Barbosa. Ao fim, ficou decidido que os placares contra o Casa de Portugal não serão considerados para efeito de saldo de gols.

Além da partida do Português, mais dois jogos foram realizados pela manhã, válidos pela quinta rodada. No clássico pernambucano, o Sport derrotou o Náutico por 3×0. O alvirrubro não tem mais chances. O Correas-RJ venceu o Internacional-SP por 9×4.

Na sexta rodada, disputada à noite, houve atraso de mais de 40 minutos, devido a uma queda de energia no ginásio da Ilha do Retiro. No primeiro jogo, o Casa de Portugal ganhou, de virada, do Internacional por 5×4. Sport x Correas e Sertãozinho x Português terminaram após o fechamento desta edição e, por isso, não estamos dando os resultados.

Hoje, três jogos fecham a primeira fase. Às 19h30, o Náutico enfrenta o Casa Portugal. Depois, um clássico do Estado, Sport x Clube Português. A última partida será entre Sertãozinho e Correas, às 22h. As duas equipes mais bem colocadas na classificação geral disputam a final, amanhã, às 19h, na Ilha do Retiro.