Dispensas, contratação e protestos

O Sport anunciou, ontem, oficialmente, o afastamento do meia Lúcio e do atacante Rinaldo. O mais provável é que o clube rubro-negro negocie os atletas com o Fortaleza, no qual ambos foram ídolos, jogando a Série B, no ano passado. Em contrapartida, a direção de futebol anunciou a contratação de um atacante. Trata-se de Rafael Silva, 22 anos, oriundo do Corinthians-SP. Segundo o dirigente Milton Bivar, mais do que uma aquisição, Rafael é uma aposta do Sport para o futuro.

A nova peça de ataque serviu para acalmar os ânimos do torcedor leonino. Ontem, integrantes de torcidas organizadas suspenderam faixas, no campo auxiliar da Ilha do Retiro, com as frases: “Salário de 1ª Divisão, time de 3ª” e “Time covarde”. Não houve gritos ou vaias. Curiosamente, numa manifestação em 2004, só que nas dependências da Ilha, faixas com as mesmas frases foram estendidas sob o olhar atento do time, que quase cai para a Série C de 2005.

Para a próxima sexta-feira, antes e durante o jogo contra o Guarani-SP, marcado para as 20h30, na Ilha, é esperado um protesto maior, por causa da insatisfação que tomou conta do torcedor, devido à campanha pífia do elenco rubro-negro – neste início de Série B, o Sport é o 16º colocado, com 5 pontos, em cinco jogos. A folha de pagamento do futebol chega a R$ 600 mil.


Os atletas estavam na mira da direção desde o início do certame nacional. Na chegada de Zé Teodoro, foi pedido, pelo próprio treinador, o prazo de cinco rodadas para ele ter melhor idéia sobre os atletas com os quais iria trabalhar. “É público que eles não deram a resposta que esperávamos”, comenta.

O dirigente ressaltou ser normal a pressão sofrida pelo grupo. “Nós da direção também sofremos uma pressão forte. Mas acho que esse grupo vai corresponder, até porque a premiação está atrelada às classificações às próximas fases”, frisou.

Zé Teodoro disse não ter medo de uma “convulsão” no ambiente de trabalho, depois das dispensas. Segundo ele, houve uma conversa preliminar com todos os atletas demitidos. “Pedi um tempo para avaliá-los, e a permanência de alguns atletas não atendeu ao custo/benefício proposto pela direção”, diz.


Sobre Rafael, cuja chegada está marcada para amanhã, Zé Teodoro explicou não se tratar de uma indicação sua. “Mas já o vi jogar. Ele é alto e de boa movimentação. Poderá mostrar seu valor”. Rafael vem numa parceria entre Sport e Corinthians. Ele se machucou num dos joelhos, este ano, quando brigava por um espaço no Timão. Na Ilha, espera dar a volta por cima na carreira.