Coluna – Falando do Leão

“A reversão da apatia começa pelas arquibancadas”


Não poderia me calar a alguns acontecimentos que tenho visto, lido e ouvido falar com relação ao momento atual pelo qual passa o nosso amado SPORT Club do Recife, os quais descrevo abaixo:


1 – No jogo contra a União Barbarense, as vaias ao atacante Vinícius começaram aos 15 minutos do primeiro tempo.


2 – Nosso governador, conhecido torcedor do SPORT e um dos líderes da nossa nação vai a um programa televisivo e emite sua opinião de que o time do SPORT não demonstra vontade.


3 – No fórum do nosso site, vejo declarações absurdas de que o SPORT só jogou com times que estão virtualmente rebaixados.


Fico muito preocupado, pois vejo claramente uma onda negativista que chega ao cúmulo de distorcer alguns fatos para justificar suas previsões negras para o Leão da Ilha. E minha preocupação vem de que uma onda negativista só serve para criar um clima de instabilidade na Ilha do Retiro e tolher o entusiasmo da nossa maravilhosa torcida, que sempre foi nosso 12º jogador. E que craque é este 12º jogador!


Aos irmãos torcedores do SPORT, lembro que em Pernambuco ou se torce pelo SPORT ou se torce contra o SPORT. Não há meio termo, como também não há meio termo em se estar tendo uma postura que empurre nosso Leão para o tão desejado retorno ao lugar que merecemos no futebol brasileiro, ou que sirva de freio para o mesmo objetivo.


Todos sabemos que a União Triconaútica, em conjunto com grande parte da nossa tendenciosa imprensa pernambucana, vive atuando para minar nosso poderio, que indubitavelmente é enorme se comparado ao poderio somado de todos os outros times de Pernambuco. Então eu poderia relatar aqui casos e casos que mostram como se tenta a todo o custo tumultuar o ambiente da Ilha e prejudicar o SPORT, mas não vou perder o precioso tempo de vocês com este assunto e sim em como podemos ser a alavanca que projetará o SPORT para a Primeira Divisão.


Como falei há pouco, nosso poderio é enorme e por isso mesmo temos que focá-lo em nosso objetivo maior. Se virarmos nossos canhões contra nós mesmos, os estragos são inevitáveis e por isso me preocupa os acontecimentos acima relatados, os quais vou comentar neste momento.


1 – Não vou defender aqui nenhum jogador do SPORT, mas pedir que reflitam se vocês conhecem algum caso em que um profissional, seja ele de qual ramo for, tenha revertido o quadro através de coisas negativas como vaias, reclamações ou punições. Agora pensem se não recordam de casos de reversão quando foram aplicados apoio e incentivo. Vamos dar uma chance a todos. Nos próximos jogos, vamos aplaudir, gritar os nomes do atletas e dar uma oportunidade a cada um. Vamos dar uma injeção de ânimo e checar se os resultados positivos aparecem. Já vi um time limitadíssimo do SPORT (Bambam, Zico, Neco etc) destronar um santa cheio de craques em pleno Arruda graças ao empurrão da nossa torcida maravilhosa. Já vi um time do SPORT sem medalhões ser campeão brasileiro pelo mesmo motivo.


2 – Nosso governador deveria mesmo ter mencionado a apatia do time nos primeiros jogos, até para alertar o grupo, mas deveria também ter demonstrado sua plena confiança na reversão deste quadro e na nossa subida à Primeira Divisão. Discursos negativistas e derrotistas não combinam com o SPORT e sim com os dois times que nos invejam há mais ou menos um século. Este tipo de discurso também, não só do governador mas como de qualquer outro torcedor do SPORT, serve de munição para a onda Anti-SPORT da qual já tratamos nesta coluna.


3 – Infelizmente a onda negativista já contagiou parte da nossa torcida, que chega ao ponto de desmerecer a União Barbarense só para depreciar a vitória do nosso Leão.


Nesta guerra nossa contra os que torcem contra o SPORT, é necessário que nos unamos e concentremos nossa força em apoiar o nosso Leão. Se você torce pelo SPORT e não acredita na subida, faça um favor ao time que amas: tire férias de futebol até 2006. Ficar fazendo previsões pessimistas e tentar convencer os outros que elas são reais, ficar esculhambando a diretoria e o time e ir para a Ilha vaiar são ações que só prejudicam, sem querer entra aqui no mérito se é direito ou não do torcedor fazer isso, pois pra mim o que importa é o que ajuda e o que atrapalha o SPORT. Temos que fazer o que ajuda e eliminar o que atrapalha.


Vejo muita gente que esbanjou euforia na época da União que levou Bivar de volta à Presidência do SPORT agora ficar esculhambando a Diretoria. Eu pessoalmente fui contra a referida União, mas hoje sou 1.000% apoio a Bivar, pois este é meu papel de torcedor apaixonado pelo SPORT.


Então meu pedido a todos é que aproveitem o clima especial do nosso centenário e juntemos nossas forças para reprimir e eliminar esta onda Anti-SPORT que tentam a todo o custo fazer proliferar. Vamos entupir a Ilha do Retiro em cada jogo e se o time demonstrar apatia vamos gritar SPORT SPORT SPORT para acordar e contagiar nossos jogadores e não vaiar e xingar. Vamos colocar de novo na estrada o Caminhão da Alegria. Vamos estremecer a terra quando o SPORT jogar na Ilha do Retiro. Vamos mostrar ao Brasil e ao Mundo que o SPORT completou 100 anos de uma história de amor sem limites e glórias sem fim.


A subida para a Primeira Divisão depende também de cada um de nós.