Chegou o grande dia

Chegou o grande dia para a nação rubro-negra. Depois de uma longa contagem regressiva, finalmente o Sport completa 100 anos de fundação. E para transformar o Recife numa festa, as comemorações começam junto com o raiar do sol. Os torcedores prometem acordar a cidade com uma demorada queima de fogos de artifício, às 6h, na chamada Alvorada rubro-negra, que já virou tradição para os fanáticos leoninos. A idéia foi lançada no ano passado, pelo então presidente-executivo, Severino Otávio.


O barulho vermelho e preto continua ao meio-dia. Cada torcedor do Sport que estiver em seu automóvel tem a “obrigação” de buzinar o Cazá, Cazá!  Meia hora depois, está marcado um almoço de adesão no Arcádia de Boa Viagem, no valor de R$ 100. Na ocasião, o clube colocará à venda os camarotes que estarão localizados na curva sul, ao lado direito das cadeiras cativas, na próxima etapa de ampliação do estádio Adelmar da Costa Carvalho a ser concluída.


Depois disso, a programação é transferida para a Ilha do Retiro. Na frente da sede, às 18h, será instalada a placa denominativa da rua Sport Club do Recife. O trecho da via que vai do trevo ao início do túnel Chico Science passou a ter esse nome esta semana. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores do Recife. Já na parte interna, em frente à capela do clube, uma hora depois, haverá uma Missa em Ação de Graça.


O ápice da noite acontece às 20h. Será dado início à sessão solene com a presença do corpo diretivo do clube, conselheiros, autoridades do Estado e torcedores. Haverá um desfile de apresentação do novo uniforme do time, uma homenagem prestado por Fred Aquino, neto de Guilherme Aquino (fundador do clube), execução do Hino do Centenário pela banda da Polícia Militar de Pernambuco e coral do Real Hospital Português do Recife e, por fim, corte do bolo de aniversário.


Além dos diretores e conselheiros do clube, o técnico Zé Teodoro garantiu presença nas festividades de hoje à noite. O elenco, entretanto, segue fora do clima de festa e com o foco voltado para o jogo do próximo domingo, contra o Santo André, na Ilha do Retiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, dia em que também se encerram os eventos pelo Centenário da instituição, com uma carreata e o show do sambista Jorge Aragão.