Centenário – Homenagens e presente surpresa

Na continuidade dos eventos de comemoração pelo Centenário, hoje o clube recebe a Medalha Legislativa do Mérito Desportivo oferecida pela Assembléia Legislativa. O evento está marcado para às 18h e o representante da instituição na ocasião será o próprio presidente do Executivo Luciano Bivar.


Também está marcada para hoje uma corrida para as 23h 30. Os “maratonistas” saem do Marco Zero, no Bairro do Recife. A prova, que terá percurso de 4,5 quilômetros, vai contar com a presença de sócios e ex-atletas rubro-negros. Uma tocha será levada para a sede, onde será acesa uma pira.


A corrida está prevista para terminar à meia-noite. Para amanhã, o clube tem uma programação recheada. A sexta-feira começa com uma queima de fogos de artifício, às 6h. Ao meio-dia tem um almoço de adesão para os rubro-negros no Arcádia de Boa Viagem. ñ noite, sessão solene na sede, com direito à desfile do novo padrão e corte do bolo do Centenário. A festa só termina com uma carreata e o show do sambista Jorge Aragão, no domingo.


Enquanto isso, por essa, nem o mais devotado torcedor rubro-negro, estudioso da história e genealogia do Sport Club do Recife, esperava. O conselheiro Silvio Pessoa de Carvalho guardou por cerca de 15 anos um objeto, mais especificamente uma bengala, que pertenceu ao fundador do clube, Guilherme de Aquino.


A relíquia será doada ao acervo leonino amanhã, por ocasião no aniversário de 100 anos. “Eu sabia que iria viver até esta data, por isso resolvi esperar para presentear o clube”, brincou Silvio.


Segundo o conselheiro rubro-negro, a bengala foi adquirida por acaso. “O ex-presidente do Sport, Roberto Massa, comprou a firma Fonseca Irmãos, que pertenceu à família do próprio Guilherme de Aquino, há cerca de 15 anos. Dentre os bens, foi encontrada a bengala que ele utilizava, no início do século passado”.


A partir de amanhã, todos os rubro-negros poderão conhecer a mais recente relíquia ligada à história do seu clube.