Apesar da sonolência, Sport ganha na Ilha

Mesmo apresentando um futebol sonolento em boa parte da partida, o Sport venceu, ontem, o União Barbarense-SP, na Ilha do Retiro, por 2×0, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Rinaldo (pênalti) e pelo meia-esquerda Éder, um dos estreantes da tarde – o outro foi o lateral-esquerdo Marquinhos. O resultado deixa o Sport na quarta colocação, com quatro pontos, embora a rodada só seja totalmente definida hoje.

Se quiser conquistar mais um resultado positivo, no próximo domingo, contra o CRB, em Maceió, a equipe leonina terá de mudar a postura, jogando com mais disciplina tática e velocidade.

O Sport iniciou a partida ansioso. Abusava das jogadas improdutivas, errava passes em demasia e os meio-campistas Cleiton Xavier e Éder pouco apareciam na armação. Some-se a isso uma lentidão quase doentia dos comandados do técnico Zé Teodoro. Em várias oportunidades, os pernambucanos deixaram de surpreender os adversários por conta da lentidão nas saídas para o ataque.

Mais pela fragilidade do adversário do que pela disposição tática, o Leão teve alguns lampejos, principalmente quando Éder começou a se soltar. Aos 27, o volante Leanderson sentiu-se mal, e Fabiano Gadelha entrou na sua vaga. Ofensivamente o time cresceu, mas a qualidade na marcação caiu. Não que chegasse a ameaçar, tamanha a falta de qualidade dos paulistas.

Aos 40, Rinaldo foi puxado nitidamente na área por um zagueiro adversário. Mas o árbitro Marcílio Brás não marcou o pênalti, para desespero do atacante e da torcida do Sport.

Na segunda etapa, os rubro-negros entraram ainda mais apáticos, cedendo espaços para o União Barbarense. Apesar de igualar as ações, os adversários mostraram sua principal deficiência: o fraco rendimento no ataque.

A partir da metade da etapa final, o Sport imprimiu um pouco mais de velocidade, empurrando o União para o seu campo de defesa. Antes disso, aos 17, Fabiano Gadelha chutou de fora da área, a bola tocou na mão de Dênis, e o juiz marcou pênalti. Rinaldo cobrou com categoria e fez 1×0.

Aos 33, Fabiano Gadelha, em grande jornada, arrancou do campo de defesa, driblou três marcadores, penetrou na área e chutou forte. O goleiro Samir praticou uma boa defesa. Num outro contra-ataque, Marquinhos cruzou para Rinaldo, cara a cara com o gol, chutar para fora.

O gol da tranqüilidade aconteceu aos 39. Éder, conhecido no futebol por “chuta-chuta”, fez jus ao apelido, e soltou um torpedo da entrada da área. Depois disso, o Sport segurou o jogo, tocando de lado, até o apito final.