Apesar da polêmica, avenida é confirmada

Apesar do voto contrário de três vereadores – coincidentemente, tricolores –, a Câmara do Recife, aprovou, em segunda e última votação, o projeto de lei do parlamentar Jurandir Liberal (alvirrubro) que dá o nome de Avenida Sport Club do Recife à avenida que passa em frente à sede da Ilha do Retiro, substituindo a atual denominação Avenida Frei Matias Theves. Por 27 votos a três, os vereadores concluíram a tramitação do projeto, que vai agora à sanção do prefeito rubro-negro João Paulo (PT).

Com a lei, proposta em homenagem à passagem do centenário do clube, a Rua Sport Club do Recife, na Ilha do Leite, passa a se chamar Rua Frei Matias Theves. O grande defensor do projeto, na sessão de ontem, acabou sendo um outro torcedor do Náutico, Fred Oliveira, que, juntamente com Liberal, contestou os argumentos dos vereadores Liberato Costa Júnior (PMDB), Antônio Luiz Neto (PTB) e João Alberto (PSDB), os três torcedores do Santa Cruz.

A polêmica durou cerca de uma hora no plenário da Câmara. Segundo Liberato, o projeto fere a Lei Orgânica do Recife, que proíbe a mudança de nomes tradicionais de ruas. “Estou defendendo nosso patrimônio histórico. Sugiro que se faça um memorial em frente ao clube”, propôs. “A Lei busca preservar a memória histórica da cidade. O projeto vai contra a Lei”, disse Antônio Luiz Neto, que, na primeira votação, havia votado a favor (28 a 2). “A questão não é clubística. O problema é que na atual Avenida Sport Clube do Recife há várias firmas comerciais e todas vão ter despesas para mudar endereços na Junta Comercial e receitas estadual e federal”, protestou João Alberto.

O alvirrubro Fred Oliveira recorreu ao parecer do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, consultado pela Câmara, dizendo que as duas ruas não eram tradicionais, por isso poderia ser feita a troca. “É uma homenagem a uma instituição centenária, que muito já serviu a Pernambuco”, exaltou.