Técnicos pedem alto e Neco ganha força para ser efetivado

A demora na contratação de um treinador – principalmente porque os profissionais que o rubro-negro deseja estão num patamar salarial acima do pretendido pelo clube –, pode render uma surpresa. O técnico interino, Neco, formado na Ilha do Retiro no início da década de 80, pode ser até efetivado no cargo. “A possibilidade de colocar o time no jogo contra o São Raimundo existe, caso contrário eu não teria aceitado assumir”, afirmou o ex-jogador leonino, confiante.

Depois do treino de quinta-feira, quando fora apresentado ao elenco, Neco já havia declarado não temer treinar o Sport na Série B do Campeonato Brasileiro.

As chances crescem a cada dia. Para se ter um exemplo, mais um treinador foi contactado, ontem, e não deu em nada. O pernambucano Lula Pereira – atual diretor do departamento de futebol do Ceará – fez uma proposta considerada alta e a direção desistiu de contratá-lo. Lula, que nunca trabalhou como treinador no Estado, pediu a bagatela de R$ 100 mil de luvas, mais R$ 50 mil mensais.

Claro que Neco prefere não dar asas à imaginação. Mas entende ter competência para levar o Leão aos tempos de glórias. “Em quase 20 anos de futebol, como jogador, trabalhei com muitos técnicos. Aprendi muita coisa, por que eu não posso me dar bem aqui?”, indaga.

Apesar de todos os indícios favoráveis ao técnico prata da casa, ainda é cedo para afirmar qualquer coisa nesse sentido. Por isso mesmo, o cronograma de trabalho de Neco estende-se até a segunda-feira. Caso continue no cargo, vai estudar metodologias diferentes para colocar em prática e, até mesmo, solicitar jogos-treinos para implementar, de vez, uma filosofia tática.

Ontem, pela primeira vez, ele ministrou uma movimentação com bola. Se houve rejeição dos atletas? “Se houvesse, seria o primeiro a deixar o elenco”, diz.

O meia Cleiton Xavier reconheceu ter tido uma boa impressão do técnico interino. “Ele está preparado para isso. Do pouco que conhecemos Neco, dá para notar que entende de futebol. Pela apresentação, já sentimos”, afirmou o atleta. “Se ele fosse efetivado no cargo, para mim, não seria novidade nenhuma”, finaliza.