História do Sport é resgatada


No ano do centenário do Sport, boa parte da história do futebol rubro-negro foi resgatada e agora é lançada em livro pelo engenheiro aposentado e pesquisador do futebol pernambucano, Carlos Celso Cordeiro, com ajuda do seu filho Luciano Guedes Cordeiro. A publicação Sport, retrospecto 1905 a 1959, apresenta todas as partidas do clube nesse período, entre amistosos e jogos oficiais, com direito a escalação, data, local, placar, árbitro, adversário, artilheiros, renda e público. O autor pretende lançar, no próximo ano, o segundo volume da obra, que abrange os jogos de 1960 a 1979. O terceiro e último volume, de 1980 a 1999, ainda não tem previsão de lançamento.

No livro, são encontrados dados curiosos, como os maiores goleadores rubro-negros contra Santa Cruz e Náutico, placares que mais ocorreram, árbitros que mais apitaram, adversários mais enfrentados e todos os presidentes do clube no período.

Há também o registro da excursão leonina à Europa, em 1957, quando o Sport enfrentou, entre outros, o Sporting (POR), o Olympique de Marseille (FRA), e o time B do Real Madrid, além de quatro jogos em Istambul, na Turquia.

O interessante é que, apesar de retratar mais de 50 anos da história do clube, a publicação não teve nenhum apoio por parte da diretoria rubro-negra. Segundo Carlos Celso, o material para o livro ficou pronto em junho do ano passado, quando houve a primeira tentativa de contato com a direção do clube, sem sucesso. A partir de fevereiro, novas tentativas de parceria, dessa vez com o departamento de marketing leonino. Novamente, nenhum retorno.

“Acho que não tive ajuda pelo fato de ser alvirrubro. Mas compreendo porque a rivalidade é muito grande. Eles não têm a noção da importância do livro. Não é uma obra de exaltação ao Sport e sim de dados históricos”, afirma Carlos Celso.

Em princípio, Sport, restrospecto 1905 a 1959 só poderar ser adquirido diretamente com o autor pelo telefone 8801 1143, pelo e-mail [email protected], ou site www.livrorapido.com.br. O livro, de 170 páginas, custa R$ 30,00.