ESPECIAL – Memórias de um Louco IV

Santo Sport Club do Recife!


Desta vez vamos fazer diferente! Em vez de continuarmos a odisséia do nosso louco rubro-negro, Moca, vamos contar duas pequenas histórias que retratam a grandeza do Leão da Ilha. Evidentemente, nosso narrador segue sendo o querido Moca.


Só o Sport une…


Moca se acha tão chato, tão chato que perto dele “Zé do Rádio ainda engatinha”! Calma que você irá entender o motivo desta definição. Pouco tempo depois de se casar, ele mudou para a casa onde mora atualmente. Havia um prédio de três andares ao lado da casa e, na época, Moca tinha quatro cachorros da raça cocker spaniel. Daí já viu! O vizinho foi reclamar dos latidos sem fim dos “bebezinhos”. O clima ficou pra lá de pesado entre Moca e o síndico do prédio, morador do primeiro andar.


Porém, isso não foi empecilho para que nascesse uma amizade entre o filho do síndico (rubro-negro) e Moca. “O cara não queria nem saber se eu e o pai dele éramos quase inimigos e começou a ir comigo aos jogos do glorioso em 2001, o fatídico ano em que perdemos o hexa. Um dia ao chegarmos da ilha cheio de birita e putos da vida com a perda do hexa…” Então…? Será que você consegue adivinhar o desfecho dessa história? Moca e o amigo foram afogar as mágoas e quem os acompanhou? O vizinho reclamão!! “De inimigos a amigos até hoje, graças ao SPORT”, relembra nosso herói.


Só o Sport cura!


Moca tem um amigo rubro-negro – Chico Paraíba – que nasceu em Catolé do Rocha, daí o porquê do apelido. Tão fanático quanto ele, era um dos integrantes da Sportmania durante a sua existência. Chico teve paralisia infantil e, devido à doença, necessita de uma muleta para se locomover. “Todo jogo que pode e que não pode ele sempre dá um jeito de ir assistir”, diz Moca.


No dia da conquista do Penta, em 2000, Chico saiu da casa de Moca, onde havia dormido, com destino à João Pessoa. “Ele saiu como sempre, colocou o ‘manto’ e saiu buzinando o Cazá, Cazá.” Minutos depois, a esposa de Moca entrou no quarto onde Chico Paraíba havia dormido e notou que “de tanta alegria e satisfação ele foi embora  sem lembrar de suas inseparáveis, e necessárias, muletas”. De tão inustado que foi o fato, Moca ligou para os amigos e disse ter “constatado que o SPORT além de ser uma grande paixão também realiza milagres”.