Escanteado no Sport, Alcimar agora é matador

Ele é pouco conhecido do torcedor pernambucano, mas virou a sensação do futebol cearense. Artilheiro do Estadual, com 16 gols, o recifense Alcimar Agostinho de Lima, de 28 anos, vem sendo o destaque do modesto Icasa, de Juazeiro do Norte, que precisa apenas de um empate, domingo, contra o Fortaleza, para conquistar o título cearense de 2005.

O interessante é que o meia pernambucano, apelidado de “domador de leão”, por ser o carrasco do Fortaleza, contra quem marcou sete gols – quatro deles na final do 1º turno (4×1) e três na primeira partida da decisão (3×1) –, começou a carreira em 1997 no Sport onde ficou até 2000, sem nunca ter se firmado como titular na equipe profissional.

“Jogava em um time amador de Paulista e fiz dois gols num amistoso contra o time de juniores do Sport. O técnico (à época) Nereu Pinheiro gostou do meu futebol e me indicou, fiz o teste e passei. Entrei direto nos profissionais”, relembra o jogador de 1,68m e 63kg.

Em pouco mais de três anos no Sport, eram raríssimas as chances no time titular, ou mesmo entre os relacionáveis. Apesar de ter os direitos federativos presos ao rubro-negro, o destino de Alcimar era sempre ser emprestado a clubes do Nordeste.

“Primeiro fui para o Picos-PI, ainda em 1997. Depois joguei em vários clubes como América-RN, River-PI e Oeiras-PI”, recorda. “Tenho mágoa dessa época porque sabia que tinha potencial e não era aproveitado. Mas mesmo assim, tenho o sonho de voltar a jogar em Pernambuco, principalmente no Sport, que é um clube de massa e o meu time de coração”, revela o jogador que, após ganhar os direitos federativos e deixar a Ilha do Retiro, em 2000, continuou sua peregrinação por clubes da região como Parnaíba e 4 de Julho, ambos do Piauí, Itapipoca-CE e Ceará, e até o caruaruense Central, em 2003.

“Também queria voltar porque minha família mora em Pernambuco (em Paulista)”, reforça Alcimar, que é casado e pai de três filhos. Porém, ainda não será desta vez que Alcimar realizará o seu sonho. No segundo semestre, o destino do meia deve ser o Coritiba. O atleta também afirma ter recebido propostas de Ceará, Fortaleza, Bahia e Goiás.

“Quem está tratando disso é o meu empresário (Zacarias Silva, dirigente do Icasa). Mas a proposta do Coritiba é muito boa, cerca de cinco vezes mais do que eu ganho atualmente (R$ 4,3 mil)”, revela. “Zacarias também me falou sobre interesse de alguns clubes do Recife, mas não citou nomes”, completa.

Sobre a atual fase na carreira, Alcimar surpreende ao garantir que já passou por momentos melhores, mas reconhece que nunca teve seu nome tão valorizado. “Tive um momento até melhor que esse no River, em 2002, quando fui campeão piauiense. Também já fui artilheiro do Estadual do Piauí em 2001 (13 gols) e em 2003 (15 gols). Mas pelo fato de o Campeonato Cearense ter maior importância, estou sendo mais valorizado”, analisa.