Empate com time pequeno é derrota

Por Adelmar Bittencourt*


Poucas máximas do futebol conseguem denotar tanta covardia quanto a infame “empate fora de casa é bom resultado”. Sempre achei isso coisa de time retranqueiro, e infelizmente essa prática virou lugar comum no futebol brasileiro.


Ora, há circunstâncias de uma partida que podem fazer até com que um empate DENTRO de casa seja um excelente resultado. Ou que a igualdade de resultado num jogo fora seja considerada uma derrota.


Foi mais ou menos esse o caso do Sport contra o São Raimundo. Com o elenco que temos, não podemos nos dar ao luxo de empatar com uma equipe que não aspira nada a não ser se livrar da degola. É isso mesmo que você leu: dentro ou fora de casa, vencer um time fraco é OBRIGAÇÃO.


Pontinhos como os dois que deixamos de somar sábado podem fazer falta lá na frente. Já deu pra perceber que essa Série B vai ser a mais encardida de todas: o 3° Maior Time de PE “levou fumo” de um time inexpressivo, e o 2º Maior Time penou pra arrancar um empate – dentro de casa – contra o Paulista. Acabou sendo um bom resultado para eles.


Não dá pra ficar falando sobre o que eu não vi, e por isso não vamos discorrer sobre as atuações dos atletas, o esquema de jogo e outras coisas. Prefiro deixar isso para o sábado, quando estarei na arquibancada da Ilha, munido de uma bela cerveja gelada, vendo o jogo contra a União Barbarense com estes olhos que a terra – só a terra! – há de comer. Amém!