Departamento de Nutrição trabalhando forte

Quem vê toda a disposição dos jogadores do Sport dentro de campo, não imagina o trabalho de bastidores que é feito para tirar do atleta todo o seu potencial. Além dos preparadores físicos e dos fisiologistas, o pessoal da nutrição também dá duro. Na Ilha do Retiro, a responsável pela alimentação é a nutricionista Flávia Carvalho, formada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em Nutrição Esportiva e Fisiologia do Esporte pela Universidade Gama Filho.


Ela lembra que, nos primeiros dois anos de trabalho, o papel fundamental, na verdade, era fazer uma espécie de apresentação da Nutrição Esportiva. Flávia é funcionária do Sport há 12 anos. O trabalho da profissional é dividido em duas etapas.


A primeira delas é denominada de Área de Produção de Alimentos. “Vai desde a formulação do cardápio até a hora que os pratos são servidos”. A outra é a Área de Nutrição Esportiva. “Neste setor, nós cuidamos da suplementação dos atletas. Damos vitaminas, minerais, energéticas, entre outras coisas”, declarou.


O atacante Bibi é um dos que, nem bem chegou, e já pediu auxílio do Departamento de Nutrição. “Ele veio logo me perguntar como era que fazia para ganhar massa muscular”, revelou Flávia. O meia Leozinho, que foi negociado para o Vasco da Gama no começo do ano, ganhou sete quilos em dois anos de trabalho.