Clubes esperam ansiosos pela Timemania


O Governo Federal tem “nas mangas do paletó” uma cartada que pode ser a salvação dos clubes brasileiros. A Timemania, nova loteria elaborada pelo Ministério dos Esportes, que deve entrar em vigor no mês de maio, vai destinar 25% do valor total das apostas para os cofres dos times que disputam o Campeonato Brasileiro, sejam eles das séries A, B ou C.


Mas, logo de início, os dirigentes não sentiriam o cheiro dessa verba. Mas vão, pelo menos, sentir o nó da gravata afrouxar. Afinal, o montante servirá para quitação das dívidas do INSS, FGTS e Imposto de Renda. Diante da situação crítica que estão enfrentando, os dirigentes de Sport, Náutico e Santa Cruz contam as horas para que a Timemania entre em ação.


“Só pelo fato do clube ficar livre do passivo fiscal e tributário já é uma grande conquista para o futebol”, afirma o presidente do Náutico, Ricardo Valois. O dirigente revela que o clube alvirrubro deve cerca R$ 15 milhões à União.


Somente após a total quitação da dívida, os clubes terão acesso à verba o que ajudaria na reestruturação dos clubes e do futebol brasileiro. “A expectativa dessa nova loteria é a melhor possível, porque mesmo que neste primeiro momento não entre dinheiro no clube, seria uma dívida a menos para pagar”, comemora Silvio Belém, diretor de futebol do Santa Cruz.


Mas, para serem contemplados, os clubes terão que se adptar a algumas exigências do Governo Federal. Os dirigentes vão ter que transformá-los em empresas, profissionalizar todo quadro esportivo e criar o departamento de futebol feminino. Para Pernambuco, o último item não seria problema, pois, entre os grandes clubes da Capital, apenas o Náutico não possui essa categoria.


Para o vice-presidente financeiro do Sport, Luciano Monte, a Timemania será uma boa novidade até mesmo para o Governo Federal. “O futebol é uma paixão nacional e precisaria de uma medida destas para sobreviver”, diz o dirigente rubro-negro. O clube da Praça da Bandeira já tem uma dívida referente ao INSS que gira em torno dos R$ 8 milhões.


A nova loteria do Governo Federal funcionará de maneira parecida com a Quina ou a Mega Sena. A diferença é que o apostador não marcará números. Ele irá escolher os escudos numa lista de 80 clubes de futebol. Ganha quem marcar a combinação sorteada.