Valdomiro Mathias vai à Justiça contra Bivar

Os ecos do Clássico das Multidões de anteontem, quando o Santa Cruz venceu o Sport, por 1×0, na Ilha, devem chegar aos tribunais. O consultor de arbitragem do tricolor, Valdomiro Mathias, foi acusado de forma implícita pelo presidente do Sport, Luciano Bivar, de tráfico de influência para beneficiar o clube do Arruda no Campeonato Pernambucano 2005.

“O Santa Cruz contratou um cara do quadro de arbitragem para fazer tráfico de influência”, afirmou Bivar. O “cara” citado é uma referência a Valdomiro, trazido há quase um mês para orientar jogadores e comissão técnica a um melhor procedimento com os juízes, mas que não pertence mais ao quadro de árbitros estadual. Bivar também enumerou a quantidade de pênaltis e expulsões que, em tese, beneficiaram o Santa durante todo o Pernambucano. “Foram seis pênaltis marcados a favor do Santa e outras seis expulsões”, atacou.

Outra crítica direta foi à Federação Pernambucana de Futebol na perda de mando de campo do Porto – jogou com os corais no Carneirão, em Vitória de Santo Antão, por causa de uma confusão numa partida justamente diante do Sport. “O Porto vinha bem e tiraram o mando de campo. Desse jeito fica difícil jogar aqui”, colocou, lembrando que na Série B teme mais os jogos com Náutico e Santa Cruz por causa dos juízes, do que o Grêmio, no Estádio Olímpico.

De seu lado, Valdomiro Mathias reagiu com muita indignação ao saber das declarações do dirigente rubro-negro. “Vou à Justiça para ele provar o que falou. Ninguém vai manchar minha conduta”, disse. O ex-árbitro lembrou que não deve nada a nenhum dirigente, seja de Pernambuco ou qualquer outro lugar do Brasil. “Nem para apitar precisei pedir favor a ninguém. Tudo que fiz foi com meu trabalho.”

Valdomiro lembrou que foi contratado pelo Santa Cruz para orientar os funcionários que trabalham com o futebol a como lidar com arbitragens. “Estou aqui para que eles não façam com os juízes o que fizeram os jogadores do Sport: toda falta que ele (Cláudio Mercante) marcava contra, eram quatro ou cinco jogadores cercando. Qualquer juiz odeia isso”, destacou.

Ele lembrou que todos os problemas que já teve nem chegaram perto desse. “Quando você entra para a arbitragem, sabe que vai receber críticas. Já aconteceu de reclamarem de mim como reclamam de qualquer árbitro no mundo. Teve time que não me quis mais apitando seus jogos, mas isso é o direito de cada um. Sou comissário de polícia e não bandido”, afirmou.

Já o Santa também pretende ir à Justiça, mas a Desportiva. O diretor de futebol Sylvio Belém vai enviar a fita do clássico ao TJD para mostrar que o volante leonino Ramalho deu uma cotovelada em Carlinhos Bala. “A sorte foi que ele atingiu o pescoço. Se fosse no rosto, poderia ter acontecido algo muito sério com o jogador”, enfatizou.