Série B – Maioria dos clubes apela, mas CBF mantém fórmula

A CBF não mudará o regulamento da Série B deste ano para o sistema de pontos corridos, apesar do apelo de 20 dos 22 clubes que disputarão a competição – Sport e Grêmio são favoráveis à fórmula atual, com a primeira fase encerrando-se em 10 de setembro, classificando-se oito times.

A decisão foi confirmada ontem ao JC, pelo diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elísio. Segundo o dirigente, o principal motivo para a não-alteração do regulamento foi a falta de apresentação, por parte dos clubes, de um contrato de responsabilidade sobre o custeio das passagens aéreas para uma competição disputada até novembro. “Demos vários prazos e eles nunca nos mostraram uma garantia. Os clubes da Série B não têm recursos financeiros para bancar uma competição de turno e returno. Não podíamos mais adiar a divulgação da tabela”, afirmou.

Questionado se a CBF não estaria descumprindo o inciso I do oitavo artigo do Estatuto do Torcedor, segundo o qual “as competições de atletas profissionais deverão ser promovidas de acordo com um calendário anual de eventos oficiais que garanta às entidades de prática desportiva participação em competições durante pelo menos 10 meses”, Elísio foi taxativo. “Não está escrito no Estatuto que a CBF é responsável por manter os clubes jogando por esse período”.