Preparação física do Sport vai bem

O trabalho de preparação física do Sport, que foi o aspecto mais criticado por parte da imprensa e dos torcedores no início deste Pernambucano, deu a volta por cima e já não chama atenção negativamente, pelo contrário. Desde a chegada do novo técnico, Adílson Batista, há cerca de 40 dias, nenhum atleta do elenco rubro-negro sofreu contusão muscular durante os treinamentos.


O único problema de ordem muscular aconteceu com o zagueiro Léo Oliveira, como decorrência, entretanto, das partidas duras, não dos treinos. O zagueiro foi poupado dos trabalhos de ontem, por conta de dores no músculo posterior da coxa esquerda. “É apenas uma precaução. Estamos evitando que se torne uma contusão. Para o domingo, contra o Santa Cruz, ele estará bem”, disse o médico Stemberg Vasconcelos.


O sucesso para o atual estado físico dos atletas, segundo o preparador Tacão, é a integração do Departamento Físico, que também conta com o preparador Nílton Cruz e o estagiário Rodolfo Lamenha, com a comissão técnica. “O técnico Adílson Batista está sempre em contato conosco e combina os trabalhos técnicos e táticos aos físicos. Tudo vem sendo organizado com muita antecedência”, afirmou Tacão.


Um fator positivo foi o fato de a tabela do Segundo Turno conceder ao Sport, da segunda à quinta rodada, sempre uma semana de intervalo de um confronto para outro. “Dá para descansar o jogador depois da partida e fazer, pelo menos, dois treinos físicos até o outro jogo”, comentou o preparador.


O grande objetivo do Departamento Físico, agora, é colocar o lateral-esquerdo Cléber apto para enfrentar o Santa Cruz, próximo domingo. No jogo passado, o atleta terminou um período de 15 dias treinando em três expedientes. “Ele vai mesclar treinos físicos e com bola até o próximo sábado”, ponderou Tacão.


Ainda segundo o preparador, se a tabela tivesse sido “generosa” também no início do Pernambucano, a boa condição física teria sido alcançada mais rapidamente. “No começo da temporada, toda a carga é dada em cima da musculatura, porque os jogadores chegam de férias muito longe do ideal”, concluiu.