Leão não perdia três seguidas havia 26 anos

O torcedor do Sport não sentia o gosto amargo de três derrotas consecutivas em Campeonatos Pernambucanos havia 26 anos. A última vez foi em 1979, quando o time da Ilha fez uma fraca campanha no Estadual, terminando na terceira colocação. Os algozes rubro-negros na ocasião foram o Santa Cruz (duas vezes) e o Central. O campeão daquele ano foi o próprio tricolor do Arruda, que caminha, em 2005, rumo ao título estadual.


Os fracassos frente ao Santa Cruz, Itacuruba e Náutico, nas últimas três rodadas do segundo turno, colocaram a campanha dos rubro-negros em 2005 como a segunda pior destes 26 anos. O aproveitamento do Sport neste Campeonato Pernambucano é de 58,3%, superior apenas ao de 2002, quando conquistou 57,4% dos pontos disputados. Em 1979, ano do último marco negativo na história leonina, o rendimento foi bem superior, 68,7%.


Nestes 26 anos, o Sport esteve muitas vezes próximo de amargar três derrotas consecutivas no certame estadual. Em 11 oportunidades, os rubro-negros vinham de dois insucessos e conseguiram se salvar na terceira partida. Em oito oportunidades, o Sport escapou da marca negativa, vencendo, em outras três, empatando.


Sem sombra de dúvidas, 1984, foi o ano mais difícil para o Sport. Em 42 jogos, um aproveitamento de 79,8% e uma terceira colocação na classificação geral do campeonato. Em duas oportunidades específicas, os rubro-negros estiveram muito próximos de bater a marca de 1979. Mas foram salvos na última hora com duas vitórias. A primeira foi uma sonora goleada sobre o América, por 5×0. Na segunda, um placar magro, 1×0, sobre o Sete de Setembro.


Derrotas consecutivas em Campeonatos Pernambucanos, não são a bem da verdade, uma rotina na Ilha do Retiro. Tanto que em 26 anos, o Sport disputou 722 jogos pelo Estadual, e só em 11 ocasiões perdeu duas partidas seguidas. Em 2005, até o momento, o Sport disputou 16 jogos e contabiliza quatro derrotas.


Em uma comparação com os áureos tempos do Leão, no final da década de 90, quando conquistou o pentacampeonato estadual (1996-2000), o time somou em cinco anos apenas nove derrotas em 147 partidas. Média de 1,8 derrota por ano.


Agora vem amargando consecutivos fracassos. O título do Estadual em 2003 foi uma exceção. Mas de lá para cá, o aproveitamento vem caindo. Talvez isso explique a afirmativa do presidente rubro-negro, Luciano Bivar, pressionado pelo centenário do Sport em 2005, de que o “Campeonato Pernambucano é provinciano e não é mais objeto de desejo dos rubro-negros”.