Futebol do Sport deve virar S.A. na terça-feira

O Conselho Deliberativo do Sport deve aprovar, terça-feira, o novo estatuto do clube e, conseqüentemente, autorizar o departamento de futebol a virar uma sociedade anônima. Se aprovada, a mudança ocorrerá automaticamente.

O presidente Luciano Bivar já tem em mãos o novo estatuto. Todavia, a inclusão do projeto na pauta da primeira reunião ordinária de sua gestão ainda não está definida. “Bivar já está de posse do estatuto desde 1º de março. Ele, no entanto, pode deixar para o Conselho aprovar numa sessão extraordinária, quarta ou quinta-feira. Mas acredito que seja mesmo terça”, explicou Harlan Gadelha, um dos responsáveis pelo estudo e proposta da “constituição do clube”.

De acordo com o novo estatuto, em posse do Jornal do Commercio, o futebol profissional terá gerenciamento diferenciado. Está escrito no artigo 109, inciso 1º: “O futebol profissional terá tratamento independente de toda a administração do Sport…”

Já o artigo 115 determina que todo investimento gerado pelo futebol profissional será destinado à “nova sociedade”. O artigo seguinte: “O Sport poderá aderir e fazer parte de entidade da mesma natureza, de qualquer forma jurídica, nacional ou estrangeira.”

O novo estatuto é mais enxuto e tem redação mais moderna que o anterior, feito em 1975. O novo tem 123 artigos, 23 a menos que o atual.

Se aprovado, o Sport terá, oficialmente, o terceiro uniforme: camisas e calções vermelhos. Este já foi utilizado no ano passado, mas de forma irregular. O clube também poderá utilizar um padrão de jogo especial, em partidas comemorativas, mas desde que sejam com as cores oficiais: vermelha e preta.

Está proibida a inserção publicitária que entre em choque com a harmonia das cores do clube. Um exemplo disso foi o patrocínio do Lemon Bank, verde.

O novo estatuto também dispõe sobre a marca, nome e símbolo leonino, os sócios, eleições e toda administração da agremiação.