Coluna – A Tribuna do Leão

TEMPO PARA PLANEJAR


Por Adílson Gomes Filho*


Em cima de queda, coice. Assim pode ser resumido o período que compreende os últimos 10 dias vividos pela Nação Rubro-Negra. Até então liderando e invicto no 2º turno do pernambucano 2005, o Sport – quando entrou em campo no último dia 20/03, na Ilha do Retiro, para enfrentar o Santa Cruz – mal sabia o que estava por vir. Desde então, um somatório de infortúnios levou-o à exclusão da briga pelo título, justo no ano do Centenário. De escalação errada de time a arbitragens claramente tendenciosas, passando por despreparo físico e emocional de atletas, tudo contribuiu para a precoce eliminação do maior detentor de títulos de Pernambuco. Um verdadeiro caldeirão do inferno foi derramado na Praça da Bandeira. De lá para cá o saldo é de sete gols sofridos, cinco cartões vermelhos, uma dezena de amarelos e três derrotas consecutivas. Não poderia ser mais trágico.


Passada a tempestade, resta-nos cumprir com decência os dois últimos compromissos na tabela: Desportiva Vitória, amanhã, na Ilha do Retiro, e Manchete, em Paulista, no domingo. Antes, porém, cabe à Diretoria do Clube definir o planejamento estratégico para a maior batalha do Centenário: o retorno à elite do futebol nacional. Todos os minutos que dispomos devem ser canalizados para esse objetivo. Caso o crédito dado a Adilson Batista seja confirmado, que ele priorize nesses confrontos atletas que tenham correspondido às expectativas e trate-se de se livrar das peças indesejadas. Como todos sabem, Adilson estreou no finzinho do 1º turno e pouco pôde acrescentar em contratações, tendo em vista que o elenco estava formado pelo seu antecessor. Ele recrutou apenas o volante Leanderson, que veio a ser o seu homem de confiança.


Com calma, cabeça fria, Adilson deve esboçar o que pretende para devolver ao Leão o posto que nunca deveria ter perdido. Feito isto, a Diretoria deve analisar se o que foi pedido condiz com os anseios ou então deve buscar alguém que se enquadre na filosofia de trabalho exigida. No português claro: se sentir que Adilson não serve, arrume outro. Chega de apostas erradas. O Campeonato Brasileiro está na porta e, logo no início (na 4ª rodada), comemoraremos o 100º aniversário de fundação. Um início de disputa que não seja exitoso será fatal para as finanças do Clube. Portanto, as decisões devem se pautadas pelo bom senso e pelo profissionalismo. Sob pena de o ano do Centenário ser realmente perdido. Os próximos oito meses é que indicarão o saldo do Centenário. Pois nem tudo está perdido, como apregoam apressadamente nossos rivais.



Retrospectiva


Alguém aí lembra qual punição foi dada aos agressores de Possato (está inativo) e Lúcio (fraturou a costela)? Eu respondo: nem cartão amarelo receberam. Pois é, os atletas do Sport (cinco expulsos em três jogos) devem ser uns monstros mesmo.
 


O polêmico I


Luciano Bivar não é um presidente muito presente no Clube. Isso é um fato. Mas ninguém pode negar que, quando ele resolve aparecer, não passa desapercebido. Após os tumultuados clássicos contra Santa e Náutico, Bivar levantou dois assuntos que sacudiram a crônica esportiva: o possível tráfico de influência de Waldomiro Matias e a transferência do Leão para o campeonato paraibano.



O polêmico II


Por falar nessa nova polêmica, essa possível desfiliação do Sport da Federação Pernambucana ainda vai render muita discussão. Uma coisa é certa: cumprida a promessa, nenhum dos dois campeonatos será o mesmo em 2006. Melhor para nossos vizinhos.



O poeta do samba


Os Rubro-Negros Augusto Acioli e Felipe Carreras já fecharam com a principal atração do show do Centenário. Será o sambista Jorge Aragão que – caso não ocorra nenhum atropelo – se apresentará nas dependências externas do Aldemar da Costa Carvalho, a partir das 21h, no dia 14 de maio (um sábado). No dia anterior (data do aniversário), o Sport enfrenta o Santo André em casa pela quarta rodada. Segundo Augusto Acioli, faltam apenas alguns detalhes serem acertados com o Sport para começar a divulgação do show.



Pré-folia


Antes do confronto com o time do ABC paulista, o Sport encara São Raimundo (23/04), fora; União Barbarense (30/04), em casa e CRB (08/05), fora. Os doze pontos conquistados é o melhor presente que o time pode dar à torcida em 13 de maio. Aí, no dia seguinte, é só deixar a euforia por conta de Jorge Aragão.