CBF não muda e campeonato vai repetir formato do ano passado

A CBF informou ontem que a Série B do Campeonato Brasileiro deste ano terá a mesma fórmula da do ano passado, com turno único e oito clubes classificando-se para a segunda fase. Mesmo assim, a FBA, entidade que intermedia os direitos de transmissão dos participantes da Segundona, tentará hoje inverter a decisão.

A medida da CBF vai contra a vontade de 20 clubes que disputarão a competição. Apenas Sport e Grêmio querem a manutenção do regulamento do ano passado.

Segundo a CBF, o acordo com a Infraero, que patrocinaria a competição não foi confirmado e a possibilidade de dois turnos foi descartada. Além disso, a entidade não pode mudar o regulamento sem um planejamento.

“Estamos abertos a mudanças, mas não podemos fazer sem um planejamento. Quando tentamos bancar a Série B tivemos um prejuízo de R$ 14 milhões. Para o ano que vem é uma possibilidade”, justificou o vice-presidente da CBF, Virgílio Elísio.

Com isso, a Segundona está confirmada para ter início no dia 23 de abril e término no dia 26 de novembro. A primeira fase, no entanto, termina no dia 10 de setembro, com 16 clubes desclassificados, seis deles rebaixados à Série C.