Árbitro define clássico como uma final

“Para mim será uma final de campeonato”. É assim que o árbitro Cláudio Mercante, de 29 anos, professor de português, casado, define a responsabilidade de apitar o clássico de domingo, na Ilha do Retiro, entre Sport e Santa Cruz, pelo Campeonato Pernambucano. O árbitro e os assistentes Ubirajara Ferraz e Alcides Lira foram indicados ontem no habitual sorteio na Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A outra opção era o trio Wílson Souza, Erick Bandeira e Luciano Cruz.

Será a quarta partida de Mercante no Estadual deste ano, e o segundo clássico. Em 10 de fevereiro ele arbitrou Sport 1×0 Náutico. Também trabalhou em Santa Cruz 4×0 Petrolina e Santa Cruz 2×1 Itacuruba, este pelo returno. Em 2005, Mercante também apitou três jogos da Copa do Brasil, com destaque para Sampaio Corrêa-MA 1×1 Corinthians.

A indicação foi recebida com naturalidade por tricolores e rubro-negros, apesar de o vice-presidente de futebol do Sport, Gustavo Dubex, não esconder sua preferência por Wílson Souza. “Ele não tem a bagagem de Wílson, que há muito tempo é árbitro da Fifa e acostumado a grandes jogos. Mas Mercante tem a nossa confiança”, enfatizou.