Sobre meninos e homens

Por Adelmar Bittencourt*


Há uma passagem engraçada no excelente filme “E Tua Mãe Também” (2001), do mexicano Alfonso Cuarón. É quando a personagem Luisa, vivida pela atriz Maribel Verdú abandona o carro dos moleques que a conduziam e brada:  “Meta-se com bebês e você vai acabar tendo que limpar as fraldas deles”.


O Sport Club do Recife que o diga. É que nós ainda estamos limpando as fraldas deixadas ontem na Ilha pelo 3º Maior Time de Pernambuco. Eu bem que avisei, na coluna anterior, para as crianças irem para a cama mais cedo. Não faz bem para frágeis organismos em desenvolvimento essa coisa de ficar acordado até tarde, ainda mais se metendo a jogar futebol com homens. O  resultado todo mundo viu.


Da próxima vez, espero que o Juizado da Infância e
da Adolescência tome medidas enérgicas contra esse absurdo. Aquele passeio de ontem – foi só 1 x 0, mas poderia ter sido 5, tal a quantidade de gols que perdemos – me fez ficar revoltado com a nossa própria
incompetência nesses primeiros jogos. Sim, pois se aquele time literalmente de terceira que jogou contra nós ontem era até então o líder do campeonato é porque o verdadeiro melhor time de Pernambuco ainda não tinha acordado.


Acordou, crianças, e agora a onça vai beber água. Eu disse “água”. Deixa a birita para…bem, vocês sabem. Fica chato repetir. E o nosso rápido resumo das atuações? Vamos lá.


Maizena – Passou o jogo tirando um cochilo sentado à beira da trave. Vez por outra era acordado por Sandro ou Léo Oliveira para bater um tiro de meta.


Sérgio – O Marreco só faz correr. Só jogou um pouquinho melhor ontem porque  foi contra um time pavoroso de ruim.


Léo Oliveira – Aquele golzinho de cabeça bem que poderia ter saído…


Sandro – O capitão também não teve qualquer trabalho, seja com o Anão ou com os Fraldinhas.


Ademar – Partida razoável. Sofreu a falta que deu origem ao gol e quase é partido ao meio por um marginal travestido de atleta que defende as cores do
3º Time de PE.


Ramalho – Deu dois gritos e os Fraldinhas começaram a tremer. Ora, se não  agüentam, por que vieram?


Cleisson – Foi só botar aquela cara feia em campo e pronto: a tremedeira do 3º Time aumentou. Ainda jogou pra caramba. Como sempre.


Cleiton Xavier – É um bom jogador, habilidoso e pentelho. Só precisa ter o condicionamento físico aprimorado. Cansou no início do segundo tempo.


Pedro Neto – Outro que vem mal no campeonato, mas jogou bem ontem. Bem, mas contra o timeco que nos enfrentou ontem, até Valdir Papel jogaria…


Rinaldo – Corre muito e se esforça bastante. Mas ainda está devendo os gols que fez pelo Fortaleza no ano passado.


Vinícius – A raça de sempre. Se não vem marcando, é porque ainda está jogando fora da área e sem municiamento dos laterais.


Brasília – Gritou “Mandrake!” e o goleiro do 3º Time de PE ficou coladinho ao chão, vendo a bola morrer caprichosamente no ângulo. Golaço.


Diego – É o “Fraldinha-Que-Vai-Pro-Pau”, ao contrário daqueles do outro  time. Um garoto que tem aquilo roxo.


Danilo Goiano – Não fez nada. E nem precisava.


Um lembrete final: quando forem colocar os Fraldinhas para jogar, que o façam depois das 11h. É que eles não podem perder os desenhos animados da manhã…